Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Witzel deve prestar depoimento nas próximas horas no âmbito da operação Placebo

27/05/2020 - 21:04
A determinação foi dada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), autor da expedição dos 12 mandados de busca (Imagem: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), terá que prestar depoimento nas próximas horas no âmbito da operação Placebo, que mirou supostas irregularidades nas contratações do Estado para a pandemia de Covid-19, disseram fontes do Palácio Guanabara.

A determinação foi dada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), autor da expedição dos 12 mandados de busca e apreensão da operação realizada na terça-feira.

Os mandados foram cumpridos no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador, na casa particular dele, no escritório da primeira-dama, Helena Witzel, e em endereços ligados a dois secretários estaduais.

A operação mirou as contratações de hospitais de campanha para pacientes com Covid-19. As investigações apontam que haveria indícios nas contratações emergenciais que custaram cerca de 800 milhões de reais.

As fontes ainda não revelaram quando o governador vai prestar depoimento nem de que forma, uma vez que tem prerrogativa de foro.

A primeira-dama, também alvo das investigações da operação Placebo, deve prestar depoimento ainda nesta semana.

“Está previsto sim o depoimento do governador no caso e os detalhes estão sendo definidos”, disse uma das fontes. “Ele vai lá, talvez esta semana, mas quem define e marca hora e local é a Polícia Federal”, disse uma segunda fonte.

Procurado, o STJ informou que o caso está em segredo de Justiça.

O ministro do STJ Benedito Gonçalves solicitou ao Ministério Público Federal a apuração sobre o suposto vazamento da operação Placebo.

​Segundo o ministro, caso seja confirmado o vazamento, “será necessário responsabilizar penalmente o autor da conduta ilícita, como forma de não prejudicar a integridade das instituições”.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Renan Dantas - 27/05/2020 - 21:04