Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

XP e BlackRock lançam fundo de empresas focadas nos objetivos de sustentabilidade da ONU

28/10/2020 - 19:26
Sustentabilidade-Investimentos
O Global Impact é um fundo que investe em empresas globais com produtos e serviços pautados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Imagem: Pixabay)

A XP anunciou nesta quarta-feira (28) o lançamento do BlackRock Global Impact, fundo local que investe no Global Impact da BlackRock.

O Global Impact é um fundo formado por empresas globais com produtos e serviços pautados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). As soluções são voltadas para diversas áreas, desde o combate à mudança climática até o estímulo ao acesso à educação de qualidade.

“Algumas das áreas que nosso fundo busca ajudar os clientes a investir incluem empresas focadas em ferramentas de diagnóstico médico, ventiladores e vacinas para combater a crise, ensino à distância e transações eletrônicas, bem como sistemas de notificação em massa de crise e microcréditos, [além de] outras necessidades críticas”, explica Eric Rice, Head de Investimentos de Impacto em Ações da BlackRock e arquiteto da Global Impact.

As ações que integram o fundo devem atender aos critérios estabelecidos pela BlackRock. Dentre as exigências estão: (i) a atividade principal do negócio atende um ou mais ODSs; (ii) o negócio da companhia tem a intenção de entregar uma solução para problemas sociais ou ambientais; (iii) e o impacto deve ser claro, transparente e quantificável.

Carlos Takahashi, presidente da BlackRock Brasil, destacou a mudança de comportamento dos investidores, que procuram cada vez mais alocar seus recursos em opções sustentáveis.

“Somente neste ano tivemos, na BlackRock, um fluxo de mais de US$ 25 bilhões de novos aportes tanto em nossos ETFs como nos fundos de estratégias ativas, elevando para U$ 127 bilhões o nosso total de ativos em investimentos sustentáveis”, conta Takahashi. “Trazer este produto em parceria com a XP, que tem se posicionado como protagonista neste tema, permitirá aos investidores brasileiros acessar uma estratégia diferenciada de impacto global”.

Mercados Ações
O BlackRock Global Impact está em linha com a estratégia da XP de alavancar empresas focadas em práticas ESG (Imagem: Unsplash/@mrkfn)

Segundo a XP, o BlackRock Global Impact está em linha com a estratégia da corretora de alavancar empresas focadas nas boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG).

“Os investidores estão cada vez mais atentos aos impactos tanto sociais quanto ambientais que as empresas geram e, no Brasil, esse movimento vem começando a ganhar força, o que é extremamente positivo. Ao incluir esse produto no portfólio da XP, estamos não só oferecendo um produto excelente aos clientes, mas incentivando outras companhias a adotar medidas de impacto, criando assim um ciclo virtuoso e extremamente relevante para o país”, afirma a diretora ESG da XP Inc. (XP), Marta Pinheiro.

A estratégia usa os princípios operacionais da Corporação Financeira Internacional (IFC, na sigla em inglês), do Banco Mundial, para garantir que as considerações de impacto sejam integradas ao longo do ciclo de vida do investimento.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 28/10/2020 - 19:26