BusinessTimes

YouTube contribuiu com mais de R$ 6 bilhões para o PIB brasileiro em 2021

04 set 2022, 13:00 - atualizado em 02 set 2022, 14:26
YouTube Unsplash
Os criadores de conteúdo da plataforma também foram responsáveis pela geração de mais de 160 mil empregos em 2021. (Imagem: Unsplash/Hello I’m Nik)

O YouTube deixou de ser apenas um site de vídeos, para se tornar uma plataforma de empreendedorismo. Tanto que, só no ano passado, o ecossistema criativo do YouTube contribuiu com mais de R$ 6 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

De acordo com um levantamento da Oxford Economics, além da geração de receita, os criadores de conteúdo da plataforma também foram responsáveis pela geração de mais de 160 mil empregos em 2021.

Os números mostram que, no período analisado, o Brasil tem mais de 20 mil canais com mais de 100 mil inscritos e mais de 2 mil canais com mais de 1 milhão de inscritos.

PME

O YouTube também se tornou uma ferramenta importante para as pequenas e médias empresas brasileiras: 83% das que possuem um canal no YouTube afirmam que a ferramenta ajuda a aumentar a base de clientes.

Além disso, 78% alegam que a plataforma as ajudou a sustentar seus negócios durante o período de pandemia. E a mesma porcentagem (78%) concordam que a plataforma é essencial para o crescimento de seus negócios.

Já 81% das PMEs afirmam que o YouTube é uma maneira econômica de fornecer treinamento para a equipe.

Criadores de conteúdo

A pesquisa revela que 80% dos empreendedores criativos concordam que a receita que recebem de anúncios que são colocados em seus conteúdos no YouTube é uma importante fonte de renda para eles.

Já 79% afirmam que a plataforma é essencial para conquistar presença global, sendo que 72% alegam que o YouTube os ajuda a exportar seu conteúdo para públicos internacionais aos quais eles não teriam acesso de outra forma.

Entre as empresas de mídia e música, 71% das que possuem um canal no YouTube também concordam que a plataforma ajuda a alcançar novos públicos em todo o mundo. E 86% afirmam que hoje a ferramenta é fundamental para lançar novos artistas ou músicas.

Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.