Redes Sociais

YouTube oferece 45% das vendas de anúncios a criadores de Shorts, em desafio ao TikTok

20 set 2022, 15:36 - atualizado em 20 set 2022, 15:49
YouTube
Em abril, o YouTube criou um fundo de 100 milhões de dólares para atrair criadores a fazer os vídeos pequenos (Imagem: Shutterstock/Chubo – My Masterpiece)

O YouTube lançou uma nova maneira para criadores ganharem dinheiro com vídeos de formato curto, enquanto enfrenta a intensificação da concorrência do Tiktok.

O serviço de streaming do Google anunciou na terça-feira que introduzirá publicidade em seus vídeos curtos e dará aos criadores de vídeo 45% da receita. Isso se compara à sua distribuição padrão de 55% para vídeos fora dos Shorts e o fundo de 1 bilhão de dólares do Tiktok para os criadores pagantes.

A cabeleireira que virou criadora de conteúdo do YouTube Kris Collins, conhecida como Kallmekris, elogiou o YouTube por oferecer compartilhamento de receita para o Shorts.

“Outras plataformas estão focadas em levar as pessoas a seus 15 segundos de fama, o que é ótimo”, disse ela. “Mas o YouTube está adotando uma abordagem diferente. Eles estão ajudando os criadores a fazer coisas em vários formatos”.

O site de vídeo dominante da internet está lutando para competir com o Tiktok, aplicativo que começou a hospedar vídeos de sincronização labial e de dança e subsequentemente surgiu para 1 bilhão de usuários mensais.

O YouTube respondeu no final de 2020 com Shorts, vídeos de minuto que atraem mais de 1,5 bilhão de espectadores mensais.

Em abril, o YouTube criou um fundo de 100 milhões de dólares para atrair criadores a fazer os vídeos pequenos. O novo plano de compartilhamento de receita deve ser uma atração maior e mais sustentável do que o fundo e algo que Tiktok ainda não tem.

O YouTube está compartilhando uma proporção menor de vendas com os criadores de Shorts para compensar seu investimento significativo no desenvolvimento do recurso, disse a vice-presidente Tara Walpert Levy.

O Google gerou 14,2 bilhões de dólares em vendas de anúncios do YouTube no primeiro semestre deste ano, alta de 9% em relação ao mesmo período em 2021.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.