Zona do Euro

Zona do Euro evitará recessão e crescimento vai acelerar no 3º tri, aponta pesquisa do BCE

13 jun 2022, 8:39 - atualizado em 13 jun 2022, 8:39
BCE
A expectativa agora é de que a economia cresça 0,1% no segundo trimestre, acelerando para 0,4% tanto no terceiro como no quarto trimestres, mostrou a Pesquisa de Analistas Monetários do BCE (Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

A zona do euro evitará uma recessão este ano e o crescimento vai acelerar visivelmente depois de chegar ao ponto mais baixo no segundo trimestre, mostrou uma pesquisa do Banco Central Europeu nesta segunda-feira

O bloco monetário de 19 países foi atingido pelas consequências da invasão russa da Ucrânia, que minou a confiança, o investimento e o poder de compra das famílias através de preços de combustível e alimentos muito mais altos.

A expectativa agora é de que a economia cresça 0,1% no segundo trimestre, acelerando para 0,4% tanto no terceiro como no quarto trimestres, mostrou a Pesquisa de Analistas Monetários do BCE.

A pesquisa, uma importante fonte das deliberações do BCE, também prevê que o BCE aumentará a taxa de depósito em um total de 0,75 ponto percentual este ano e 1,50 ponto até o final do próximo ano, com a taxa atingindo um pico de 1,25% em meados de 2024.

A pesquisa, apresentada aos formuladores de pesquisa monetária na reunião do BCE da semana passada, foi compilada antes de o banco dizer que os juros subiriam 0,25 pontos em julho e possivelmente por uma margem maior em setembro.

O BCE vem tentando combater a inflação, que deve voltar à meta de 2% até o primeiro trimestre de 2024, de acordo com a pesquisa.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.