BusinessTimes

Latam perde US$ 2 bilhões no 1º trimestre com crise do coronavírus

30 maio 2020, 22:06 - atualizado em 30 maio 2020, 22:44
Latam
A companhia disse que teve um resultado operacional no trimestre 17% superior na comparação ano a ano (Imagem: Gustavo Kahil/Money Times)

A Latam, maior grupo de transporte aéreo da América Latina, relatou na noite de sexta-feira prejuízo líquido de 2,120 bilhões de dólares (11 bilhões de reais) no primeiro trimestre, devido a um ajuste contábil de seus ativos em meio aos impactos da pandemia de coronavírus.

A companhia disse que teve um resultado operacional no trimestre 17% superior na comparação ano a ano, embora tenha reduzido sua oferta de voos devido aos primeiros efeitos da crise sanitária.

A empresa atribuiu as perdas “fundamentalmente pelo menor valor contável de ativos por 1,729 bilhão de dólares produzido pela crise de Covid-19, que não afeta o caixa”, disse, em um comunicado.

Latam
A empresa, nascida da fusão da chilena LAN com a brasileira TAM, em 2012, tem unidades operacionais no Chile, Brasil, Colômbia e Peru (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)

“A perda contábil é uma consequência natural do impacto da Covid-19 sobre toda a indústria, e naturalmente os ativos das empresas aéreas se desvalorizaram diante da impossibilidade de operar”, afirmou o executivo-chefe da empresa, Roberto Alvo, citado no comunicado.

Nesta semana, a Latam ativou a proteção contra falência oferecida pelos EUA, tornando-se a maior companhia aérea até o momento a buscar uma reorganização de emergência.

A empresa, nascida da fusão da chilena LAN com a brasileira TAM, em 2012, tem unidades operacionais no Chile, Brasil, Colômbia e Peru.

Veja o documento:

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.