Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

5 estratégias para gerenciar seus criptoativos em um mercado de baixa

05/01/2020 - 17:00
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
urso bear market mercado de baixa
“Bear market” se refere ao declínio no preço, geralmente por alguns meses, de um único valor mobiliário ou ativo, grupo de valores mobiliários ou o mercado de valores mobiliários como um todo (Imagem: Unsplash/ignitedit)

Mesmo em um “bear market” (mercado de baixa), há algumas estratégias que os investidores podem fazer para reduzir o impacto negativo em seu portfólio e, em alguns casos, até gerar um rendimento positivo.

No mercado atual, é difícil os investidores se manterem otimistas ao olharem para seus portfólios.

Essa é uma época difícil para os investidores em criptoativos, especialmente para aqueles que entraram recentemente no mercado e perderam os enormes ganhos anteriores.

Mas isso não significa que não há nada a se fazer. Este artigo apresenta, aos investidores, várias estratégias comprovadas para reduzir as perdas e, talvez, transformá-las em lucro.

bitcoin
“Vender a descoberto é um investimento ou estratégia de negociação que especula no declínio de preço. É uma estratégia avançada que só deve ser aplicada por negociadores ou investidores experientes (Imagem: Pixabay/pattymalajak)

1. Faça o hedge de seu portfólio ao vender bitcoin a descoberto

Uma das formas mais fáceis e comuns de gerenciar um portfólio de criptoativos em uma época de baixa é cobrir seu portfólio com uma posição de venda de bitcoin a descoberto.

Em outras palavras, você vende bitcoin a descoberto para que a queda no valor de seu portfólio contrabalanceie parcial ou completamente pelo lucro de sua venda de bitcoin a descoberto quando o mercado estiver enfraquecido.

Por exemplo, se seu portfólio de criptoativos vale, atualmente, cerca de US$ 50 mil (ou 0,0070 bitcoin), você poderia entrar em uma posição de venda de bitcoin a descoberto em uma corretora de contrato por diferença (CFDs, na sigla em inglês) que ofereça suporte ao par bitcoin/dólar.

Você pode configurar a proporção de hedge para 75%, por exemplo, para que uma queda no valor do portfólio seja coberta em aproximadamente 75 pelo lucro de sua venda de bitcoin a descoberto.

Isso significaria que seu portfólio só perderia cerca de 25%, como se você não tivesse feito hedge. Em contrapartida, se o mercado se manifestasse, você só teria 25% de lucro por conta da perda de sua venda de bitcoin a descoberto.

Para mais informações sobre os diversos métodos disponíveis de venda de bitcoin a descoberto, leia o relatório da Brave New Coin intitulado “Cinco motivos para você começar a negociar bitcoins”, que faz uma cobertura detalhada sobre o assunto.

tether bitcoin
Tether é um bom criptoativo a se investir já que ele sempre teve uma ótima participação de mercado mesmo durante o mercado de baixa (Imagem: Cryptoknowmics)

2. Rebalanceie seu portfólio para retenção em tether e bitcoin

Apesar de toda a controvérsia em relação a Tether (USDT), não é surpresa que a criptomoeda equivalente ao dólar está em quarto lugar dentre os principais criptoativos por participação de mercado enquanto o mercado continua a despencar.

Muitos investidores estão movendo seus fundos de cripto para “dinheiro” enquanto mercados estão em turbulência para que eles possam entrar novamente no mercado em um momento mais oportuno sem o medo de perder dinheiro por conta da volatilidade do mercado cripto.

Bitcoin é outro ativo que os investidores estão se amontoando para proteger seu portfólio das quedas abruptas no valor do atual mercado de baixa, já que é o criptoativo mais estável do mercado.

Tom Lee, analista de Wall Street, destacou no programa Fast Money, da CNBC, que bitcoin está ganhando participação de mercado novamente porque investidores estão movimentando os fundos de volta para a criptomoeda principal, pois acreditam que “bitcoin é a melhor casa em um mercado complicado”.

TaaS, fundo de investimento de ativos em blockchain, por exemplo, aplicou a abordagem de rebalancear seu portfólio em tether e bitcoin e alocou 16,25% em tether e 49,73% dos seus fundos em bitcoin a fim de se posicionar defensivamente no clima atual desse mercado desafiador.

economia análise gráfico estatística mercado
“Negociação oscilante” é comprar e vender ativamente para capitalizar sobre as tendências de mercado de curto prazo (Imagem: Pixabay/PIX1861)

3. Considere negociação durante oscilações

Investidores que conseguem dispor de uma quantidade significativa de tempo em frente a um computador para gerenciar seus criptoativos de forma ativa, mudando de uma abordagem passiva de gestão de portfólio para negociação durante oscilação talvez vejam vantagem durante um mercado de baixa.

Negociação oscilante se refere a ativamente entrar e sair de posições (tanto de comprar coberto como vender a descoberto) em questão de dias ou de uma semana para capitalizar sobre tendências de mercado de curto prazo.

Essa estratégia pode funcionar bem para negociadores experientes que podem analisar rapidamente as notícias de movimentação de mercado e são capazes de se posicionar de acordo com o lucro resultante das movimentações de preço.

Um alerta de “notícias negativas” ajuda os negociadores a estarem à frente do mercado (Tradução feita a partir do infográfico da Cryptocurrency Newsfeed fornecido pela Brave New Coin)

Para se manter atualizado aos desenvolvimentos das notícias e do sentimento de mercado, considere assinar um serviço como Cryptocurrency Newsfeed, que fornece notícias de cripto em tempo real e análise de sentimento sobre o universo dos criptoativos.

4. Adote uma estratégia de investimento neutra ao mercado

Como uma alternativa à negociação oscilante, investidores experientes de cripto poderiam também imitam as estratégias de fundos de hedge que estão provando serem lucrativas no ambiente atual de mercado.

De acordo com um relatório da Bloomberg, fundos de cripto que se especializam em fazer mercado e realizar arbitragem conseguiram gerar lucro enquanto o mercado entra em declínio.

Pivot Digital Trading-2, comandada pelo Amber AI Group, grupo de serviços financeiros em Hong Kong, tem um ótimo desempenho nessa área.

Ao aplicar uma estratégia de investimento neutra ao mercado, o fundo gerou um rendimentos sobre investimento (ROI, na sigla em inglês) de 30% de janeiro a março de 2018.

Market Neutral Liquidity SP-Institutional Fund, do BitSpread Group, que aplica uma estratégia de negociação parecida, também conseguiu gerar altos lucros.

Os rendimentos positivos dos dois fundos mencionados acima sugerem que estratégias avançadas de negociação, como uma estratégia neutra de mercado, em que você compra ativos a coberto e os vende a descoberto ao mesmo tempo, tem a possibilidade de não apenas reduzir as perdas no portfólio, mas também de de fato gerar um rendimento durante um mercado de baixa.

Dito isso, em um mercado de alta (“bull market”), esse tipo de estratégia de investimento não gera tanto ROI como comprar a coberto no mercado.

tempo moedas poupança
“HODL” é um termo derivado de um erro de grafia de “hold”, que se refere a estratégias de “buy-and-hold” (comprar e reter) no contexto do bitcoin e de outros criptoativos. Os investidores que aplicam essa estratégia podem ganhar benefícios de dividendos trimestrais e da possível apreciação do preço ao longo do tempo (Imagem: Pixabay/nattanan23)

5. “HODL”

Sim, você provavelmente não quer saber disso mas, se você acredita no valor futuro da criptoeconomia e dos criptoativos, você também pode fechar seus olhos e “rezar pela sua vida” (do inglês “hold on for dear life”) já que a volatilidade do mercado continua a acontecer.

Olhando para os gráficos de preço desde o início do ano, sabemos que “hodling” não compensou e teria sido melhor sair em janeiro e entrar novamente depois de um tempo.

No entanto, aqueles que compraram bitcoin em janeiro de 2017 e fizeram “hodling” pela volatilidade, tem 500% hoje.

No entanto, continuar a fazer “hodling” poderia ser uma estratégia viável para aqueles que têm esperança em um futuro brilhante para cripto, dado que seus fundos investidos não são poupanças separadas para aquisições específicas a médio ou longo prazo.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 02/01/2020 - 15:53