Informação desproporcional gera instabilidade

6 startups promissoras lideradas por mulheres

Tatiana Pimenta é CEO e fundadora da Vittude, startup focada em psicologia e coaching.

Startups
Créditos: Tatiana Pimenta

De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor 2016, pesquisa global realizada anualmente sobre empreendedorismo e desenvolvimento econômico e social, o Brasil é o oitavo país com mais equidade de gênero entre empreendedores em todo o mundo.

Estamos à frente de países como Canadá (13º) e Finlândia (38º) e atrás de países como Equador e Indonésia (empatados em 4º). Ainda que este dado envolva um universo maior do que as startups, no ecossistema digital também há casos de destaque de protagonismo feminino.

Esse resultado se deve ao trabalho de empreendedoras que se organizam para liderar negócios e dinamizar o ecossistema brasileiro. A Startup Farm, por exemplo, atua no estímulo ao empreendedorismo feminino no Brasil com iniciativas como o SF Day Woman, que será realizado dia 9 de março no CUBO Coworking.

O Sebrae também tem atividades direcionadas ao objetivo de promover o protagonismo feminino, como acontece, por exemplo, dentro do Startup Weekend.

Outra iniciativa louvável é a Rede Mulher Empreendedora, criada por Ana Lúcia Fontes, de forma independente, e que tem incentivado, apoiado e promovido o empreendedorismo feminino em todo o Brasil.

Algumas startups brasileiras que despontaram com grande potencial nos últimos anos são lideradas por mulheres. Separamos aqui alguns exemplos:

NaHora.com: fundada por Alice Maia, Aline Deloya e Lucas Motta, a startup oferece passagens em cima da hora com até 50% de desconto para voos de baixa ocupação.

Celebrar.co: o time composto só de mulheres, incluindo a CEO Camila Fiorentino, usa tecnologia para tornar mais fácil e transparente a gestão de festas de formatura.

Vittude: O time liderado por Tatiana Pimenta, CEO e fundadora, conecta interessados em terapia a psicólogos que tenham consultório próximo à sua casa ou trabalho.

Tradr: Jéssica Behrens fundou uma solução mobile para e-commerce de moda com experiência de usuário semelhante ao do Tinder.

Comadres.net: Liderado por Luciana Rangel, é um marketplace de aluguel de produtos para bebês e crianças, como carrinhos e cadeirinhas de carro.

Remédio Certo: liderada por Gabriela Balazini, trata-se de um clube de assinaturas para anticoncepcionais e medicamentos de uso contínuo.

A diversidade não só de gênero como de raça, credo, entre outras, agrega valor e enriquece discussões, ajuda na inovação e na geração de conhecimento. Quer mudar o mundo? Invista em diversidade! Invista em mulheres.

Matéria originalmente publicada no Portal Administradores.

Tatiana Pimenta é Ceo e fundadora da Vittude, startup focada em psicologia e coaching. Atua também como Coach nas áreas de empreendedorismo, gestão de negócios e vendas. É mentora de jovens e mulheres empreendedoras. Desenvolve trabalhos de consultoria empresarial nas áreas de gestão de vendas e cultura organizacional. 


Últimas Notícias