CryptoTimes

7 ferramentas de inteligência artificial para facilitar a vida; gerador de imagens, voz e vídeos

30 jan 2023, 16:18 - atualizado em 30 jan 2023, 16:18
Inteligência Artificial
Existem diversos outros aplicativos que realizam funções parecidas, ou até diferentes, do famoso ChatGPT. Desde gerar imagens até criação de vozes (Leonardo Rubinstein Cavalcanti/MidJourney)

Quem ficou perplexo com a inteligência artificial do ChatGPT após o aplicativo da empresa OpenAI viralizar pode ficar mais ainda ao saber quantos modelos, que executam diferentes tarefas, existem atualmente no mercado.

Os aplicativos de inteligência artificial pegaram tração após o sucesso do chatbot da startup acelerada por Elon Musk, OpenAI. O sucesso com público atraiu um investimento de US$ 10 bilhões da Microsoft na empresa.

Todavia, existem diversos outros aplicativos que realizam funções parecidas, ou até diferentes, do famoso ChatGPT. Desde gerar imagens até criação de vozes, confira os aplicativos de inteligência artificial que podem facilitar sua vida:

  • MidJourney – Gerador de imagens

O MidJourney é um laboratório de pesquisa independente que produz um programa de inteligência artificial com o mesmo nome que cria imagens a partir de descrições textuais.

Entre os criadores, e executivos por trás da plataforma estão o CEO da Github, Nat Friedman; David Holz, ex-pesquisador da NASA; Philip Rosedale, fundador do Second Life, entre outros.

O aplicativo é um bot alocado em uma comunidade no Discord, e os usuários podem testar gratuitamente, e gerar 25 imagens. Mas a partir deste número o serviço se torna pago por planos de assinatura caso deseje.

Para exemplificar, o Crypto Times solicitou que o MidJourney gerasse uma imagem com base em “Um jornalista do futuro que escreve sobre o mercado de criptoativos com uma xícara de café na mão”. O resultado foi a imagem de capa desta matéria.

  • Play.ht – Gerador de voz

A plataforma é um gerador de voz, que permite a personalização do tom, e até a mimetização de vozes existentes. O usuário começa com 600 palavras para testes e pode escolher entre diferentes vozes já criadas.

“Clone vozes de alta qualidade que são 99% precisas para suas vozes humanas reais”, diz a descrição de uma das ferramentas, o “Voice Clone”.

Outro serviço interessante, é o ainda em evolução chat generativo para voz. Funciona como o ChatGPT que responde suas perguntas, mas em formato de audio, sendo capaz até de expressar emoções no tom, e dar boas gargalhadas. Confira uma faixa de audio dada como amostra no próprio site da plataforma:

  • D-ID – Gerador de vídeo

Pois bem, junte imagem ao som e adicione movimentos. Esse é o conceito de vídeos, justamente o que o D-ID busca gerar através de inteligência artificial.

Empresas como a Warner Brothers Pictures já utilizaram a tecnologia da empresa para criação de vídeos totalmente à base de IA.

Os rostos são bastantes humanos e contém traços que mostram emoções, a fala pode acompanhar o “sentimento” da personagem.

  • DALL-E 2 – Gerador de imagens

O DALL-E 2 pertence a OpenAI, mesma empresa por trás do ChatGPT. A ferramenta é capaz de gerar imagens baseadas na descrição que o usuário entregar.

Na versão gratuita, o usuário recebe alguns créditos por mês para utilizar e é livre para gerar a imagem que quiser. O usuário pode gerar a imagem através do site da ferramenta.

  • Logoai – Gerador de Logos

O Logoai é uma ferramenta geradora de Logos para marcas e empresas. Entretanto, a propriedade intelectual dos logos criados pertencem a startup e precisam ser comprados antes de pertencer somente a quem criou.

O site faz uso da tecnologia de inteligência artificial para gerar logos de acordo com o que o usuário deseja. Ao criar, a ferramenta oferece opções de paleta de cores, nome do negócio ou marca e qual o setor de atuação dela.

  • ZapGPT

O ZapGPT é de uma startup criada por Tiago Moreli, e utiliza o API da OpenAI para implementar o ChatGPT no WhatsApp. A versão ainda está em fase de testes, mas em alguns dias os usuários poderão assinar o serviço.

  • Eye Contact

O Eye Contact é uma ferramenta da empresa Nvidia. A inteligência artificial é utilizada para centralizar os olhos de uma pessoa na camêra em tempo real.

O usuário pode então ler um roteiro, olhar para o lado, que no entanto, o vídeo mostrará seu olhar focado, e olhando para o espectador.

Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Twitter Linkedin