Eleições

Eleições 2022 Piauí: conheça os candidatos ao governo e ao senado

09 ago 2022, 10:04 - atualizado em 09 ago 2022, 10:04
urna eletrônica; eleições
Primeiro turno será no dia 2 de outubro, segundo turno, se houver, no dia 30 (Jeso Carneiro / Flickr)

O mês de agosto marca oficialmente o início da campanha eleitoral. Dia 5 foi o último dia possível para a realização das convenções partidárias e, assim, determinar quem serão os candidatos de cada partido e os cargos que eles almejam na eleições 2022. A partir do dia 16 será possível fazer campanha, inclusive na internet.

Assim, temos as definições de quem são os candidatos concorrendo aos cargos de governador e senador pelo estado do Piauí.

Veja quem são os candidatos ao governo do Piauí

Geraldo Carvalho (PSTU)

Geraldo Carvalho tem 63 anos e é professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Floriano. Já foi presidente do Sindicato dos Bancários e dirigente do Sindicato Nacional dos Professores de Instituições de Ensino Superior (Andes SN). Candidato ao governo do estado, em 1998 e 2002, ao senado, em 2006 e 2014, e à prefeitura de Teresina, em 2008.

Gessy Lima (PSC)

Filha de comerciantes, Gessy Lima é comerciante desde os 13 anos, missionária cristã, graduanda em teologia e tutora de vários cachorros adotados das ruas. Foi candidata a prefeita de Teresina e nomeada secretária de Economia Solidária da Prefeitura.

Gustavo Henrique (Patriotas)

Bacharel em direito, ele tem 49 anos, é natural de Belo Horizonte (MG), e já foi candidato ao Senado em 2014 pelo PSC. Em 2020 concorreu ao cargo de vereador de Teresina pelo Avante. Não foi eleito em nenhum dos pleitos.

Madalena Nunes (PSOL)

Maria Madalena Nunes tem 59 anos, natural de Floriano, é graduada em história pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em direito pela Faculdade Santo Agostinho. Ela é servidora pública da Justiça do Estado do Piauí desde 1986 e também da Justiça Federal desde 1994.

Rafael Fonteles (PT)

O candidato Rafael Fonteles tem 37 anos e é bacharel em matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Iniciou a carreira como professor e tornou-se mestre em Economia Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), localizado no estado do Rio de Janeiro.

Ravenna Castro (PMN)

Ravenna Castro de Lima Azevedo tem 36 anos e é advogada criminalista, professora universitária do curso de direito e jornalista. Esta será a primeira vez de Ravenna em uma candidatura majoritária. Disputou o cargo de deputada estadual em 2018 e em 2020 se candidatou a vereadora por Teresina.

Silvio Mendes (União Brasil)

Sílvio Mendes de Oliveira Filho é médico ortopedista e tem 72 anos. Entre 1994 e 2004, foi presidente da Fundação Municipal de Saúde. Acumulou esse cargo com a presidência do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde em 1997, em 2001 e em 2003. Foi eleito prefeito de Teresina em 2004 e reeleito em 2008.

Veja quem são os candidatos ao senado

Ajosé Fontenele (PMN) concorre pela primeira vez em uma eleição. Ele é graduado em letras e professor de literatura na rede particular de ensino. Natural de Parnaíba, ele mora em Teresina há 25 anos e atua como docente em várias escolas da capital, além de apresentar um programa de TV voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio.

O PSTU apresentou uma candidatura coletiva ao senado com Gervásio Santos, professor de ensino médio e que foi candidato em 2018 ao senado e 2020 a prefeitura da capital, Romildo Araújo, professor universitário federal e da rede estadual, e Egmar Oliveira, professor da rede federal e que foi candidato a deputado estadual em 2006 e a vice-prefeito em em 2020.

Fábio Sérvio (Podemos) é empresário e jornalista.  Ele foi candidato ao governador pelo PSL nas eleições de 2018, ao prefeito pelo PROS em 2020.

George Mágno (PSOL) tem 48 anos, é advogado popular há 24 anos, é formado em direito pela UFPI, atuando há 24 anos na área da advocacia.

Joel Rodrigues (PP) tem 52 anos, é natural de Floriano, técnico em contabilidade e concorre a um cargo público pela primeira vez.

Don Lotti (Patriota) tem 62 anos, é ex-seminarista e, atualmente, atua como agropecuarista. Ele ensina técnicas de manejo e orientação para criadores de suínos e plantadores de soja no Piauí de forma gratuita.

Wellington Dias (PT) é bancário aposentado da Caixa Econômica Federal e tem 60 anos. Foi governador do estado, de 2015 até 2022. Em 1992, iniciou a carreia política sendo eleito a vereador de Teresina. Em 1994, eleito deputado estadual. Em 1995, foi candidato a vice-prefeito de Teresina. Em 1998, foi eleito deputado federal. Em 2000, se candidatou ao cargo de prefeito de Teresina. Em 2010, renunciou ao cargo para disputar uma vaga no Senado. Em 2014, foi eleito.

Veja os candidatos ao governo do estado e ao senado de todos os estados:

Acre (AC) , Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).

🏆Money Times é Top 8 em Investimentos!🏆

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.