O Melhor do Seu Dinheiro

A âncora que substitui o teto: A briga entre Movida e Localiza, venda da Braskem, dívidas da Azul e outras notícias do dia

06 mar 2023, 8:20 - atualizado em 06 mar 2023, 8:21
Haddad
Haddad se reúne hoje com Lula para tratar do formato da nova âncora fiscal. (Imagem: Washington Costa/MF)

O estabelecimento de uma nova âncora fiscal é aguardado com expectativa entre os participantes do mercado financeiro.

Na folhinha, o governo poderia esperar até agosto para estabelecer uma nova regra para o funcionamento das contas públicas. Mas, se há um consenso entre o Palácio do Planalto e a Faria Lima, é de que não dá para esperar tanto.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, assumiu a pasta trabalhando com a ideia de apresentar o substituto do teto de gastos em abril.

Algumas semanas depois, afirmou ter sido convencido pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, a apresentar a proposta em março.

Afinal, o novo arcabouço fiscal vai precisar ser debatido e dificilmente passará exatamente conforme o idealizado.

Correndo contra o relógio, Haddad se reunirá nesta segunda-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar de diversos assuntos. Um deles é o formato da âncora fiscal a ser proposta pelo governo.

Enquanto isso, os investidores internacionais tentam dar continuidade aos ganhos observados na sexta-feira, mas os sinais são dúbios em uma segunda-feira de agenda esvaziada nos Estados Unidos.

Os participantes do mercado também repercutem a meta de crescimento da China para 2023. Em um primeiro momento, analistas qualificam como “modesta” a meta de crescimento de “cerca de 5%” apresentada pelo primeiro-ministro Li Keqiang no domingo.

Para entender como tudo isso mexe com seus investimentos, acompanhe a cobertura de mercados do Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

REPORTAGEM ESPECIAL
Por que a Movida (MOVI3) ficou para trás na corrida das locadoras de carros no mercado. A diferença vista no histórico recente das ações da Movida e da Localiza (RENT3) na bolsa pode ser explicada pelas estratégias bem diferentes adotadas por elas.

VOO MAIS LEVE
Uma luz no fim das nuvens? Azul (AZUL4) anuncia acordo para refinanciar 90% de sua dívida de arrendamento. Débitos com arrendamento de aeronaves dispararam com a pandemia e são uma das principais vulnerabilidades da empresa.

NADA FEITO
Venda da Braskem (BRKM5) tem novo capítulo e Novonor recusa proposta de R$ 9 bi de empresa dos irmãos Batista. Após diversas negociações frustradas dos últimos anos, a companhia recusou uma oferta da J&F Investimentos.

IR 2023
Receita mudou as regras que obrigam o investidor em bolsa a declarar imposto de renda. Veja o que muda já neste ano. Apenas ter feito operações em bolsa no ano anterior não é mais suficiente para obrigar investidor a declarar. Confira as operações e limites que agora estabelecem a obrigatoriedade.

“MISSÃO NÃO ACABOU”
Bolsonaro 2026? Nos Estados Unidos, ex-presidente dá sinais de que quer voltar ao Palácio do Planalto. Aproveitando falar para uma platéia amiga, o político não poupou críticas ao atual governo por reverter medidas da sua gestão e aos partidos de esquerda.

A MAGIA DE HOGWARTS
Como Harry Potter pode ajudar a Warner a ir além do cinema e se tornar uma franquia poderosa nos games. Em apenas duas semanas, o jogo “Hogwarts Legacy” vendeu mais de 12 milhões de unidades e gerou uma receita líquida de US$ 850 milhões para a Warner Bros.

Uma boa semana para você!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.