Estados Unidos (EUA)

A poucos dias do fim do mandato, Trump vai ao Texas para ver muro de fronteira

12 jan 2021, 12:22 - atualizado em 12 jan 2021, 12:22
EUA-México
Ao longo de seu mandato, Trump buscou reduzir os imigrantes transfronteiriços e a imigração legal (Imagem: Reuters/Mike Blake)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja sair da reclusão na terça-feira pela primeira vez desde que o Capitólio foi invadido por manifestantes pró-Trump e vai viajar para Álamo, no Texas, para visitar o muro de fronteira.

Trump concordou com a viagem, depois que membros de sua equipe o encorajaram a realizar eventos que destacassem seu legado. Ele passou os últimos dois meses em uma tentativa inútil de contestar a eleição de 3 de novembro vencida pelo presidente eleito democrata Joe Biden.

Desapontado com pouco mais de uma semana até entregar o poder a Biden, Trump está trancado na Casa Branca com conselheiros próximos desde quarta-feira, quando seus apoiadores cercaram o Capitólio e a violência resultante levou à morte de seis pessoas.

Ao longo de seu mandato, Trump buscou reduzir os imigrantes transfronteiriços e a imigração legal, e o projeto do muro data de sua promessa de 2016 de selar a fronteira com o México com um muro.

O porta-voz da Casa Branca Judd Deere disse que a visita marcaria a “conclusão de Trump de mais de 400 milhas (644 km) de muro de fronteira – uma promessa feita, promessa mantida – e os esforços de sua administração para reformar nosso sistema de imigração quebrado”.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.