CryptoTimes

Aave DAO favorece implantação de versão mais recente do protocolo na Ethereum (ETH)

04 out 2022, 13:31 - atualizado em 04 out 2022, 13:31
Aave
A votação de Aave DAO será encerrada na próxima terça-feira (11). (Imagem: Aave/Reprodução)

Conhecida como AaveDAO, a comunidade do protocolo de empréstimos cripto Aave está, atualmente, votando se a mais recente atualização do protocolo de empréstimos – chamada Aave V3 – deverá ou não ser implantada na Ethereum (ETH).

A versão anterior – Aave V2 – na Ethereum controla US$ 3,96 bilhões em liquidez e é a maior implantação do protocolo em todos os blockchains, visto que corresponde a mais de 70% do valor total bloqueado do protocolo cripto.

A decisão sobre como trazer a nova versão à Ethereum tem um impacto direto no futuro de Aave V2, que é, atualmente, o maior credor descentralizado no ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi) da Ethereum.

A comunidade está decidindo se irá emitir uma nova versão da aplicação ou se fará um upgrade na atualização antiga.

Até agora, 99% dos votos foram a favor de uma nova implantação de Aave V3 na Ethereum, em vez de fazer um upgrade em V2. A votação será encerrada em 11 de outubro, às 7h, no horário de Brasília.

Prós e contras

Ambas as abordagens em relação à implantação das versões de Aave têm seus prós e contras.

Um dos contribuidores de Aave, Bored Ghosts Developing (BGD) tem trabalhado na coordenação e execução de parâmetros para um possível upgrade de Aave V2 para Aave V3 na Ethereum. Recentemente, a equipe apresentou um sumário com possíveis efeitos das duas abordagens.

Um dos argumentos a favor de uma nova implantação é de que é a rota mais fácil a seguir. Aave V3 pode ser facilmente implantada na Ethereum, e os custos de transação serão mais baratos que fazer um upgrade na versão antiga dos contratos autônomos.

Uma nova implantação também não exigirá uma auditoria de segurança, visto que essa já foi realizada, enquanto fazer o upgrade exigiria outra rodada de auditorias.

Por outro lado, uma nova implantação irá fragmentar a liquidez de Aave na Ethereum entre as duas versões. Fazer o upgrade na versão antiga evitaria esse problema e removeria a necessidade de usuários migrarem de suas posições em V2 para V3.

Para Bored Ghosts Developing, uma nova implantação é melhor que o upgrade em uma versão antiga.

“Nossa opinião é que as vantagens de uma nova implantação de Aave V3 na Ethereum superam as vantagens de atualizar os atuais contratos autônomos de Aave V2”, afirmou a equipe.

Versões de Aave em outros blockchains

Até o momento, Aave V3 já foi implantada em diversos outros blockchains e soluções de segunda camada: Arbitrum, Fantom, Harmony, Optimism, Polygon e Avalanche.

No caso de Polygon e Avalanche, cada um tinha a versão antiga de Aave operando em seus blockchains antes do desenvolvimento da nova versão. Isso significa que a comunidade tinha de decidir entre implantar a nova versão – V3 – ou fazer o upgrade de V2 para a nova versão.

Aave DAO foi a favor da primeira opção, levando à coexistência de ambas as versões de Aave em Polygon e Avalanche.

Siga o Crypto Times no Instagram!

Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento. Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.