Mercados

Ibovespa (IBOV) abre em alta aos 127 mil pontos com IPCA abaixo do esperado: 5 coisas para saber antes de investir hoje (10)

10 jul 2024, 10:12 - atualizado em 10 jul 2024, 10:18
Ibovespa, 5 Coisas, Investimentos, Dólar, Day Trade, EUA, Real, China, Lula
Ibovespa abriu pregão em alta, apesar de volátil, digerindo falas de Lula em entrevista nesta manhã (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) iniciou o pregão desta quarta-feira (10) om viés de alta, e caminha para estender a sequência ganhos consecutivas. O principal índice da bolsa brasileira avançava 0,21%, a 127.370,62 pontos, por volta de 10h07.



O dólar à vista (USDBRL) abriu a sessão de hoje em queda a R$ 5,40, após a inflação de junho ficar abaixo do esperado.

Por aqui, os investidores acompanham os desdobramentos da aprovação, em regime de urgência, da regulamentação da Reforma Tributária pelo pelos deputados. A discussão do tema deve acontecer ainda hoje na Câmara dos Deputados.

A inflação de junho também é destaque, com ‘surpresa’ positiva.

Nos Estados Unidos, o presidente do Federal ReserveJerome Powell, participa do segundo dia de sabatina no Congresso norte-americano. Desta vez, ele fala para os Deputados sobre a política monetária adotada pelo BC norte-americano.

Ontem (9), Powell reforçou aos senadores que os indicadores apontam para melhoras na trajetória de inflação e para um mercado de trabalho menos apertado. Mas, ainda assim, o Fed precisa de mais dados “bons” antes de anunciar o início do corte de juros.

Day Trade:

Radar do Mercado:

5 assuntos para saber antes de investir no Ibovespa nesta quarta (10)

Inflação de junho abaixo do esperado

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do Brasil, subiu 0,21% em junho — apontando para uma desaceleração em relação à alta de 0,46% apurada em maio.

O resultado veio abaixo do consenso do mercado, que esperava um avanço de 0,32%, segundo o Relatório Focus.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (10), o IPCA avança 2,48% nos seis primeiros meses do ano. O indicador acelerou a alta acumulada em 12 meses até junho para 4,23%, de 3,93% no mês anterior.

A inflação segue dentro da meta do Banco Central para 2024, de 3% com intervalo de 1,50 p.p. para cima ou para baixo.

Reforma Tributária

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (9) o regime de urgência para o projeto de lei que regulamenta a reforma tributária, que começará a ser discutido em Plenário nesta quarta (10).

De acordo com informações da Agência Câmara Notícias, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), decidiu que, na quarta e na quinta, ficarão suspensas todas as atividades das comissões e de outros colegiados.

Ainda de acordo com a agência, os deputados que compõem o Grupo de Trabalho do projeto, que trata da Lei Geral do IBS, da CBS e do Imposto Seletivo, afirmaram que o esforço nas negociações com as bancadas é para manter a alíquota básica de 26,5%.

Na véspera, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que em vez de isentar todas as carnes, a regulamentação da reforma tributária poderia prever um cashback ampliado para a compra desses produtos, o que beneficiaria famílias de renda mais baixa.

Corte nos juros está próximo nos EUA?

Em comentários que pareciam demonstrar uma fé crescente de que a inflação retornará à meta do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell comparou a falta de progresso nessa frente nos primeiros meses do ano com a melhoria recente que ajudou a construir a base de confiança de que as pressões sobre os preços continuarão a diminuir.

Ao Comitê Bancário do Senado  dos Estados Unidos, o presidente do Fed também observou que o BC norte-americano está agora preocupado com os riscos para o mercado de trabalho e para a economia, caso as taxas permaneçam altas durante muito tempo.

“Nos últimos meses, Powell tem se mostrado cada vez mais isolado dentro do Fed, sendo relativamente mais favorável à redução das taxas de juros. Para convencer os demais membros do comitê, ele precisa de dados que justifiquem a flexibilização da política monetária”, disse Matheus Spiess, analista da Empiricus.

Hoje, o presidente do BC dos Estados Unidos fala novamente aos deputados.

Vale (VALE3) comunica sobre processo de seleção de novo presidente

Vale (VALE3) informou ao mercado que a empresa Russell Reynolds, contratada pelo conselho de administração da companhia, segue desempenhando os serviços de assessoria para a seleção do novo presidente.

A mineradora esclareceu que ainda não há definição pelo conselho de administração sobre a lista de candidatos e reitera que manterá o mercado informado a respeito de evoluções relevantes sobre a definição do novo CEO.

Petrobras (PETR4) avança em acordo com a Yara Brasil

Petrobras (PETR4) assinou com a Yara Brasil Fertilizantes um Master Agreement (contrato principal de serviços) como próximo passo nas negociações para estruturar uma potencial parceria de negócios no segmento de fertilizantes, produção de produtos industriais e descarbonização da produção.

Na próxima fase, Petrobras e Yara finalizarão em conjunto a análise sobre as potenciais sinergias entre suas operações.

*Com informações de Reuters 

Jornalista formada pela PUC-SP. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
Jornalista formada pela PUC-SP. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.