Brasil

Além da Globo: Veja outras emissoras que também precisam renovar as concessões

14 out 2022, 14:37 - atualizado em 14 out 2022, 14:37
TV
As concessões do SBT, Record e Band também já venceram. (Imagem: Pixabay/renateko)

Na semana passada, a concessão do Grupo Globo para cinco emissoras da empresa no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife venceu.

No entanto, ela não é a única companhia de televisão que está precisando renovar a papelada. De acordo com o colunista do UOL, Ricardo Feltrin, as concessões do SBT, Record e Band também acabaram.

A Globo enviou o pedido de renovação para o Governo no dia 20 de setembro e as concorrentes, provavelmente, também já deram entrada nos pedidos.

E caso não tenham feito, ainda há tempo. Pelas regras, as emissoras podem entrar com o processo de renovação até um ano após o vencimento da concessão.

Além disso, uma lei aprovada em 2017 permite que as emissoras sigam operando com a concessão vencida até que haja uma resposta sobre a solicitação. A única obrigatoriedade é já ter protocolado o pedido de renovação.

Concessão da Globo acabou; entenda por que emissora não saiu do ar

Procurado pelo Money Times, o Ministério da Comunicação não se posicionou sobre o recebimento do pedido de renovação das demais emissoras e nem sobre o andamento do processo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como funciona a concessão

Na hora da renovação, a emissora deve encaminhar os pedidos e documentos necessários para o Ministério das Comunicações.

A pasta, então, prepara um parecer técnico que é entregue ao presidente da república, que aceita ou não o novo contrato de concessão. Caso o presidente negue o pedido, a concessão será levada ao Congresso.

A Constituição também prevê um que a Câmara e o Senado tenham o prazo de 45 dias, cada, para analisarem o processo.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.