Federal Reserve

Alta de 0,75 p.p. nos juros tem “probabilidade baixa”, diz Bostic, do Fed

09 maio 2022, 14:52 - atualizado em 09 maio 2022, 16:02
Raphael Bostic
Presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic (Imagem: REUTERS/Christopher Aluka Berry)

O presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou nesta segunda-feira esperar que o banco central dos EUA precise entregar mais dois ou três aumentos de 0,50 ponto porcentual na taxa de juros, mas nada maior para reduzir a inflação em alta, destacando já ver sinais de um pico nas pressões de oferta.

“Eu diria que (uma elevação da taxa básica em 75 pontos-base) é um resultado de probabilidade baixa, dado o que espero que aconteça na economia nos próximos três a quatro meses”, disse Bostic à Reuters durante entrevista no Twitter Spaces.

Enquanto isso, ele disse que vê riscos negativos ainda não concretizados na demanda, em consequência da guerra na Ucrânia, simplesmente porque famílias reagem à inflação elevada potencialmente reduzindo gastos.

“Vou ficar aberto à possibilidade de que esses tipos de ajustes funcionem em conjunto com nossas decisões de política monetária e nos levem a um ponto em que a inflação se aproxime de nossa meta… em um ritmo mais rápido do que talvez alguns de meus colegas estejam projetando”, disse Bostic. “Nesse caso, não precisaremos fazer tanto.”

O chair do Fed, Jerome Powell, disse que mais duas altas de juros são prováveis ​​nas próximas reuniões, à medida que o banco central tenta derrubar decisivamente o avanço dos preços, atualmente em máximas em 40 anos.

“Isso é muito agressivo para os padrões históricos”, afirmou Bostic. “Espero que isso de fato faça o trabalho em termos de realmente tomar as rédeas e trazer a inflação para mais perto de nossa meta.”

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

(Atualizada às 16:02)

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.