Empresas

Americanas (AMER3): As demissões na empresa em recuperação judicial

27 jul 2023, 10:51 - atualizado em 27 jul 2023, 16:43
Fachada da Lojas Americanas na Liberdade, São Paulo (Kaype Abreu/Money Times)
Americanas apresentou no início deste ano um dos maiores pedidos de recuperação judicial da história do país. (Kaype Abreu/Money Times)

A Americanas (AMER3) demitiu 1.404 funcionários na semana entre os dias 17 e 24 deste mês e fechou uma loja no Mato Grosso do Sul (MS), segundo relatório sobre a recuperação judicial da companhia.

Com isso, o número de funcionários da varejista caiu a 35.741 e os pontos físicos de venda da empresa recuaram para a 1.825.

Em nota, a empresa reiterou que diante da reestruturação de algumas frentes de negócio a partir do “plano de transformação”, realizou o desligamento de colaboradores. “A companhia segue com foco na manutenção de suas operações e no aumento de sua eficiência”, disse.

“A Americanas reforça seu comprometimento com a transparência na relação com os sindicatos, mantendo-os informados dos movimentos de reestruturação, assim como garante o cumprimento integral e tempestivo de suas obrigações trabalhistas, na forma da legislação vigente.”

Recuperação judicial da Americanas

A Americanas apresentou no início deste ano um dos maiores pedidos de recuperação judicial da história do país, após a notícia de que inconsistências contábeis bilionárias foram detectadas no balanço da varejista.

O rombo foi causado principalmente por dívidas com bancos, por operações de risco sacado, aumentando o grau de endividamento e diminuindo o capital de giro da empresa. Essas operações estavam sendo lançadas de forma inadequada, o que subestimou a dívida da empresa.

Cálculos recentes levaram a uma dívida total de cerca de R$ 50 bilhões.

Desde o início do ano, a ação da Americanas derreteu cerca de 90%.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.