BusinessTimes

Americanas (AMER3): Documento mostra número de demissões em meio ao rombo bilionário

23 mar 2023, 9:59 - atualizado em 23 mar 2023, 10:00
CPI da Americanas
Varejista apresentou um plano de recuperação judicial nesta terça-feira (21). (Imagem: Renan Dantas/Money Times)

A Americanas (AMER3) teve uma redução de 2.741 postos de trabalho entre 12 de janeiro (um dia antes do anúncio do rombo de R$ 20 bilhões) e 13 de março, quando a empresa chegou a 40,4 mil funcionários CLT.

A maior parte dos desligamentos é de dispensas sem justa e pedidos de demissão, segundo a empresa.

O relatório – uma versão pública das atividades da empresa, apresentado no contexto da recuperação judicial à Justiça do Rio de Janeiro – mostra que desde o final de 2021 a Americanas vem reduzindo o quadro de funcionários diretos.

À época, era 51 mil CLTs e, ao final de junho do ano seguinte, o número chegou a 46,5 mil. Em 12 de março de 2023 o patamar era de 43,1 mil.

A varejista apresentou um plano de recuperação judicial nesta terça-feira (21), planejando a venda de uma série de ativos. 

Em um primeiro momento, empresa apresentou perante Juízo o relatório mensal de atividades, com informações relevantes que não são públicas e documentos revestidos de sigilo jurídico, comercial ou profissional. Agora, a companhia tornou público o relatório sem as informações sensíveis.

Na quarta-feira (23), a coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, disse que a  Americanas (AMER3) deve apresentar o pior prejuízo de seus quase cem anos de história.

Citando pessoas que conhecem os números da varejista, O Globo afirma que o balanço do quarto trimestre será o fundo do poço da empresa, desde que foi fundada em 1929.

Se a informação for confirmada, será o retrato mais fiel da repentina derrocada da Americanas, após a descoberta de fraudes contábeis que a levaram à recuperação judicial no começo do ano.

Veja o documento divulgado pela Americanas

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.