China

Análise: Até 12% do comércio global pode ser afetado por tarifas de Trump

18 set 2018, 15:15 - atualizado em 18 set 2018, 15:18

O governo de Donald Trump irá aplicar uma taxa de 10% a cerca de US$ 200 bilhões em produtos chineses na próxima semana e dobrar o percentual em 2019, estabelecendo uma guerra comercial prolongada entre as duas maiores economias do mundo.

Segundo cálculos do economista e analista de comércio internacional do banco ING, Timme Spakman, até agora o percentual do comércio mundial afetado pela guerra comercial entre os EUA e a China era de aproximadamente 1%.

“Hoje, esse percentual subiu para 2,5% e, se os EUA ameaçarem impor tarifas sobre o restante de suas importações da China, isso equivalerá a aproximadamente 4% do comércio mundial”, destaca.

Ele lembra que, apesar de este número parecer pequeno, essas tarifas irão afetar as cadeias de fornecimento sino-americanas e podem, portanto, triplicar o efeito sobre o comércio global.

A China disse hoje que vai impor novas tarifas aos produtos americanos no valor de US$ 60 bilhões em 24 de setembro , o mesmo dia em que a administração Trump coloca em prática a nova tarifa.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.