Analistas do Fed listam pré-condições para lançamento de um dólar digital

25/02/2021 - 9:43
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Federal Reserve
Segundo os autores, “considerações devem ser fornecidas se outras emendas à Lei do Federal Reserve são necessárias em relação à emissão de uma CBDC para fins gerais” (Imagem: REUTERS/Yuri Gripas)

Um novo documento, publicado pelo Federal Reserve nessa quarta-feira (24), apresenta algumas das pré-condições pelas quais o banco central americano pode considerar lançar uma versão digitizada do dólar.

As pré-condições listadas talvez não sejam inéditas.

Jess Chang, Angela Lawson e Paul Wong, os autores do documento, destacaram “claros objetivos de política, amplo suporte a stakeholders, forte estrutura legal, tecnologia robusta e prontidão de mercado” como “pré-condições ambientais de alto nível que forneçam uma CBDC de fins gerais nos Estados Unidos”.

O trio reforçou que “essas áreas e elementos não são limitativos porque muitos sistemas, ferramentas, processos e estruturas precisarão existir para uma CBDC”.

Porém, fornecem uma possibilidade de onde as linhas internas de investigação do Fed estão apontando sobre o assunto de um dólar digital — todas são relevantes dado que, segundo o presidente do Fed Jerome Powell, o banco irá “interagir ativamente com o público” sobre o assunto de uma moeda digital emitida por banco central (CBDC).

Na verdade, o documento foi posicionado como um ponto de partida para futuras discussões em vez de ser um termômetro definitivo para futuras ações do Fed.

“Por exemplo, participar de uma ampla gama de acionistas e monitorar a prontidão do mercado pode informar claros objetivos de política e vice-versa. Este documento não tenta prever como solucionar essas pré-condições; visa desencadear outras análises”, afirmam os autores.

Dentre outras áreas, o documento reitera um comentário feito por Powell em relação a caso a estrutura jurídica pela qual o Federal Reserve opera possa precisar ser alterada para justificar a criação de uma CBDC.

Segundo os autores, “considerações devem ser fornecidas se outras emendas [à Lei do Federal Reserve] são necessárias em relação à emissão de uma CBDC para fins gerais”.

A seção sobre apoio a acionistas também é importante por sua amplitude, pois o documento destaca como uma ampla gama de participantes públicos e privados seriam impactados — e como uma CBDC apoiada pelo Fed pode já estar acontecendo no setor privado.

No futuro, os autores concluem que uma quantia significativa de trabalho continuará antes que o Fed decidir se — e como — pode avançar com uma CBDC.

“A emissão de uma CBDC nos Estados Unidos não seria uma tarefa fácil. Um número de elementos seria necessário”, afirmam os autores.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 23/03/2021 - 7:54

Pela Web