Mercados

O recado de André Esteves sobre o ritmo de queda da Selic

28 jun 2023, 13:28 - atualizado em 28 jun 2023, 14:57
André Esteves
Executivo do BTG avaliou que o Banco Central dá sinais de comedimento nos cortes. (Imagem: Youtube do BTG)

O presidente do conselho de administração do BTG Pactual (BPAC11), André Esteves, afirmou nesta quarta-feira (28) que o Banco Central poderia adotar um ritmo mais rápido de redução da Selic do que apontam as expectativas no mercado.

Para o banqueiro, está claro que haverá uma queda da taxa básica de juros em agosto. “Como a taxa está muito alta, eu não acho que a gente deveria vir com doses homeopáticas”, disse no evento online BTG Talks, realizado pelo banco.

Esteves disse que prefere começar o movimento com uma redução de 0,5 ponto percentual, do que de 0,25 ponto, já que, lembrou, a taxa está em 13,75% ao ano. No entanto, ele ponderou que essa é uma escolha do BC.

Esteves fala em BC comedido em decisão sobre juros

O executivo do BTG avaliou que o Banco Central dá sinais de comedimento nos cortes para evitar que o mercado saia do controle, mas acrescentou que ainda faltam cinco semanas para a próxima decisão.

Os números de inflação devem continuar vindo tranquilos e os de atividade, um pouco mais fracos, disse Esteves. Ele acrescentou que o ritmo dos cortes subsequentes pode eventualmente ser mais rápido se a atividade de fato desacelerar e se as economias centrais começarem uma trajetória de queda de juros.

Na véspera, o BC divulgou a ata da última reunião do Copom, que mostrou que a maioria dos membros do colegiado vê chance de iniciar um afrouxamento monetário “parcimonioso” em agosto.

*Com informações da Reuters 

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.