BusinessTimes

Aneel realiza leilão de transmissão de energia; veja quem levou cada lote

30 jun 2022, 10:05 - atualizado em 30 jun 2022, 16:16

YouTube video player

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realiza, nesta quinta-feira (30), a licitação de blocos de concessões para ativos de transmissão de energia, em maior leilão do segmento desde 2018.

Segundo o Ministério de Minas e Energias (MME), serão licitados 13 lotes para a construção e a manutenção de 5.425 quilômetros de linhas de transmissão e de 6.180 mega-volt-ampéres (MVA) em capacidade de transformação de subestações.

Com prazo de conclusão de 42 a 60 meses, os empreendimentos contemplarão os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

A expectativa de investimento é de R$ 15,3 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O leilão

A sessão inicia às 10h com os lotes 1, 2 e 3, com instalações nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Os três, destinados ao escoamento da energia gerada por fontes renováveis, possuem expectativa de investimento de R$ 12,27 bilhões.

Ainda pela manhã, também serão apregoados os lotes 9, 10 e 11, nos estados de Mato Grosso, Pará, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Eles trazem empreendimentos anteriormente licitados, porém não implantados e com caducidade dos contratos declarada pelo MME.

À tarde, a partir das 13h, serão leiloados os lotes 4, 5, 6, 7, 8, 12 e 13. Os lotes 8 e 12 também se referem a empreendimentos anteriormente licitados e não implantados, nos estados de Rondônia e Amazonas.

Lotes

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.