Anvisa

Anvisa revoga recolhimento de medicamento contra hipertensão

12 jul 2022, 20:38 - atualizado em 12 jul 2022, 20:38
Anvisa
Anvisa suspende proibição menos de um mês após decisão (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Será publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (13) a revogação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) da ordem de recolhimento de proibição de venda de medicamentos que contêm como princípio ativo a substância losartana, usado contra hipertensão.

A determinação para recolher o medicamento foi feita dia 23 de junho, segundo a Anvisa, devido a presença da impureza azido em concentração maior que a permitida para garantir segurança ao produto. O medicamento é um dos mais utilizados no Brasil para tratamento de pressão alta.

Após o órgão avaliar os novos dados fornecidos pela agência regulatória europeia, a Anvisa decidiu suspender o recolhimento preventivo, destacando que o medicamento é seguro e que não seria necessário a interrupção do tratamento por parte dos pacientes.

“As evidências demonstraram, a partir de novos testes realizados, que a impureza “azido” não possui a toxicidade inicialmente identificada. Assim, com os novos dados apresentados, os limites de segurança foram recalculados, indicando que os lotes do medicamento que foram recolhidos ou interditados não ultrapassam os limites de segurança”, afirmou a Anvisa.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

 

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
Linkedin
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.