Empresas

Apple perde liderança nas vendas de smartphones; entenda o que aconteceu

15 abr 2024, 15:20 - atualizado em 15 abr 2024, 15:20
apple perde liderança de vendas
Apple passa a liderança de vendas de smartphones para Samsung, após queda de 10% nas remessas do 1T24 (Imagem: Shutterstock/H_Ko)

As remessas de smartphones da Apple caíram cerca de 10% no primeiro trimestre de 2024, de acordo com dados da empresa de pesquisa IDC no domingo (14). A empresa foi prejudicada pela intensificação da concorrência de fabricantes de celulares com sistema Android.

Apesar das remessas globais de smartphones terem aumentado 7,8%, a Apple perdeu a liderança para a Samsung, que registrou 20,8% de participação de mercado.

  • Análises aprofundadas, relatórios e recomendações de investimentos, entrevistas com grandes players do mercado: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp. Basta clicar aqui. 

A fabricante do iPhone ultrapassou a Samsung em dezembro de 2023, após um forte desempenho naquele trimestre. Contudo, a Apple volta ao segundo lugar, com 17,3% de participação no mercado, à medida que marcas chinesas avançaram.

Logo atrás, a Xiaomi, uma das principais fabricantes de smartphones da China, ocupa a terceira posição, com uma participação de 14,1% no mercado. A Samsung vendeu mais de 60 milhões de celulares durante o período do 1T24, após o lançamento da série Galaxy S24.

A Apple, no primeiro trimestre, vendeu 50,1 milhões de celulares, sendo abaixo das 55,4 milhões do mesmo período do ano passado, de acordo com IDC. As remessas de iPhone para China diminuíram 2,1% no último trimestre de 2023, em relação ao ano anterior.

Com a limitação de empresas e agências governamentais chinesas ao uso de dispositivos Apple por seus funcionários, a empresa norte-americana vê desafios que são ressaltados pela queda deste trimestre. Contudo, medida da China reflete as restrições do governo estadunidense aos aplicativos chineses.

*Com informações da Reuters

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin