Arcabouço Fiscal

Arcabouço fiscal: Entenda a nova regra fiscal em 17 perguntas e respostas

18 abr 2023, 20:06 - atualizado em 18 abr 2023, 20:06
Arcabouço Fiscal, Fernando Haddad, Simone Tebet
Governo elabora texto com 17 perguntas e respostas sobre o novo arcabouço fiscal (Imagem: Ministério da Fazenda/Diogo Zacarias)

Depois de muita negociação, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou ao Congresso o projeto de lei do novo arcabouço fiscal. Em sete páginas e dez artigos, o texto prevê um conjunto de regras e diretrizes para controlar as contas públicas.

Além do envio do documento oficial ao Legislativo, o governo elaborou outro texto com o objetivo de esclarecer para a população o que é o novo arcabouço fiscal, como ele vai funcionar na prática e qual a sua importância.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Segundo o texto, a nova regra fiscal “é um novo conjunto de dispositivos constitucionais, lei complementar e regulamentos que tem como objetivo deixar claro para investidores, sociedade em geral e agentes internacionais como o governo vai equilibrar e manter sob controle as contas públicas, e ainda realizar investimentos nos próximos anos”.

“O principal balizador dessas normas é a fixação de uma trajetória consistente para o resultado primário do Governo Central, que são as receitas menos as despesas deste ente, descontadas as despesas financeiras com a dívida pública”, continua.

O documento responde outras 16 perguntas. Entre elas, por que o governo está propondo o novo arcabouço fiscal e por que o novo arcabouço fiscal é diferente das regras anteriores. O texto também diz se vai acabar cometendo os mesmos erros do passado.

Confira o documento na íntegra:

Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.