Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

As melhores plataformas de criptoativos com bots de negociação de 2020 (parte 1)

18/07/2020 - 11:00
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Plataformas de negociação automática alimentadas por bots configuráveis de negociação cripto estão em alta. Quais são os prós e contras dessas plataformas, quem são as líderes de mercado e por que você deveria utilizá-las? (Imagem: Unsplash/@chrisliverani)

A lenta maturação dos mercados cripto globais que funcionam 24 horas por dia, o acelerado desenvolvimento de novas tecnologias e melhores experiências de usuário de cripto são algumas das tendências convergentes que direcionam o crescimento em plataformas de negociação automatizada de cripto.

Nos mercados financeiros globais, quase 75% das negociações são algorítmicas e isso não é diferente nos mercados cripto. Nos últimos 18 meses, houve um aumento no número de plataformas de negociação cripto que usam estratégias de negociação em cripto com bots.

Essas plataformas de negociação de cripto com bots combinam a vantagem de robôs (automatizados e que podem negociar 24 horas por dia de forma algorítmica) com inúmeras opções de customização, interfaces favoráveis a usuários e a capacidade de manter certa supervisão humana.

Isso dá aos investidores cripto de hoje em dia a capacidade de criar estratégias diferentes que podem ser ajustadas e refinadas quando necessário.

Agora, existe uma grande variedade de plataformas que atendem a diferentes necessidades da diversa comunidade de negociação e investimento em cripto.

Algumas plataformas foram criadas para investidores qualificados e fornecem uma gama de bots de negociação que podem ser ligados a qualquer indicador ou a principais corretoras cripto por meio de uma interface de programação de aplicações (API).

O que é negociação de API
e como ela se aplica a cripto?

Esses robôs automatizados capazes de negociar 24 horas por dia de forma algorítmica ajudam investidores a não ficarem grudados na tela do computador em busca de novas oportunidades de lucro (Imagem: Unsplash/@adamaszczos)

Essas plataformas permitem que negociadores criem complexas estratégias automáticas que podem ser avaliadas com dados históricos do mercado cripto.

Também existe uma nova onda de plataformas criadas para investidores menos qualificados e àqueles investidores cripto que buscam lucrar com seus criptoativos sem terem o estresse de ter de tomar decisões de negociação sozinhos.

Essas plataformas fornecem “copy trading” (para que negociadores copiem posições abertas e gerenciadas por um investidor específico), bem como “social trading” (investidores observam o comportamento de negociação de seus colegas e seguem suas estratégias de investimento) e negociação automática de cripto com base em estratégias algorítmicas.

Glossário cripto: estratégias de investimento

Por conta do crescente interesse no setor de finanças descentralizadas (DeFi) e do fenômeno de “yield farming” (em que investidores buscam pelas melhores oportunidades de lucro possíveis), usuários de cripto agora conseguem pôr suas cripto à prova para gerar rendimento.

Caso você seja um investidor passivo ou um negociador ativo, existem muitas opções disponíveis — todas com seu próprio perfil de risco.

Este artigo irá analisar algumas das plataformas de bots de negociação mais populares do mercado.

Caso você seja um investidor passivo ou um negociador ativo, existem muitas opções disponíveis — todas com seu próprio perfil de risco (Imagem: Pixabay/@nick604)

O que é um bot de negociação cripto?

Um bot de negociação é um software que usa uma API para interagir com a conta de um usuário em uma corretora e executar, automaticamente, negociações com base em sua interpretação de dados de mercado.

O bot executará uma negociação quando as condições de mercado atenderem critérios pré-definidos e programados.

Bots de negociação podem interpretar e combinar sinais tradicionais de mercado, como volume, ordens, preço e tempo, com sinais técnicos de análise, como médias móveis, bandas de Bollinger e a Nuvem Ichimoku e, cada vez mais, com outros fatores, como sentimento em redes sociais.

Devo usar um bot ou uma plataforma de negociação cripto?

Existem muitos bots de negociação cripto simples e disponíveis para compra, cadastro ou download grátis. Sua proposta de valor é simples: fornecem a investidores a capacidade de automatizar suas negociações e, assim, aguardam para que o bot gere um lucro.

Porém, esse não é necessariamente o caso. Embora esses bots possam ser conectados à conta de um usuário em uma corretora, o usuário tem controle limitado sobre a estratégia do bot, tornando-o menos útil para investidores avançados.

Esses bots apresentam uma solução imediata com poucas opções para mais customização. O usuário deve depender das habilidades de programação e da estratégia de criadores anônimos. A qualidade desses bots de negociação varia entre bom, regular, ruim, e possíveis fraudes.

bot robô robot
É preciso pesquisar muito bem antes de escolher um bot de negociação, pois alguns foram criados para roubar o dinheiro do usuário (Imagem: Pixabay/erik_stein)

Identificar quais bots de negociação têm a capacidade de funcionar como o previsto, quais geram lucro e quais são experimentos falidos — ou pior, quais foram criados para roubar o dinheiro do usuário — é uma tarefa difícil.

Embora um bot gratuito de negociação cripto pareça um bom negócio, “gratuito” não significa “qualidade”, e o melhor bot de negociação vai variar de acordo com as necessidades e experiências de um usuário individual.

Outra questão é que bots disponíveis são limitados e não consideram todos os fatores que podem resultar em uma movimentação de mercado.

Podem ser inúteis por conta de fatores inesperados, como uma queda súbita (ou “flash crash”), hack de corretora ou outros grandes acontecimentos. Acontecimentos desse tipo tornam o mercado cripto no mais volátil da Terra e, sem supervisão humana, esses bots podem realizar negociações não lucrativas que resultam em perdas.

Assim, em 2020, a tendência por plataformas customizáveis de negociação dá aos investidores controle granular sobre sua estratégia de negociação com estratégias automáticas de rebalanceamento para proteger lucros.

Essa plataformas fornecem uma gama de outros recursos, incluindo integração com redes sociais, backtesting (método geral que avalia uma estratégia de negociação ao descobrir como ela aconteceria usando apenas dados históricos), “paper trading” (versão simulada da negociação), comunidade, apoio, “copy trading”, rastreamento de portfólio, autorrebalanceamento de portfólio e mais.

Bots de negociação fornecem várias vantagens, como economia de tempo, o encontro de novas oportunidades de investimento, foco no mercado e geração de lucros (Imagem: Freepik/fullvector)

Motivos para considerar o uso de uma plataforma de bot de negociação

Pessoas podem realizar transações na economia global e digital de hoje 24 horas por dia. Diferente dos mercados tradicionais, mercados cripto nunca param. Para negociadores, isso apresenta um dilema: ninguém consegue observar o mercado o tempo todo.

Participantes do mercado cripto estarão familiares com a emoção de ver um ganho no portfólio e a recíproca também é verdadeira: negociadores com posições abertas correm o risco de acordar com uma notícia negativa que afetou negativamente uma posição que resultou em uma perda.

Algumas das vantagens em usar uma plataforma de bot de negociação incluem:

Economizar tempo

Essa é a principal vantagem que bots automáticos de negociação cripto fornecem: eficácia, negociação determinada por regras sem ter que ficar de olho no mercado.

Até investidores ativos de cripto não conseguem dedicar um tempo para os mercados. Estratégias automáticas de negociação fornecem o meio para gerar lucros de negociação sem a necessidade de ficar grudado em uma tela.

A volatilidade dos mercados cripto pode mudar rapidamente e bots estão sempre prontos para explorar uma mudança nas condições de mercado (Imagem: Freepik/macrovector)

Encontrar novas oportunidades

Um bot está sempre conectado e pode, incansavelmente, buscar uma oportunidade para obter lucro nos mercados. A volatilidade dos mercados cripto pode mudar rapidamente e bots estão sempre prontos para explorar uma mudança nas condições de mercado.

Dependendo de quais forem os padrões definidos, quando o bot encontrar uma oportunidade, irá ser executado.

Deixar o lado emocional de lado

O “day-trading” tradicional é um dos trabalhos mais estressantes do planeta. A volatilidade nos mercados cripto amplifica esse estresse ainda mais. A negociação de cripto pode ser uma montanha-russa emocional, caracterizada por altas e baixas extremas.

Humanos são criaturas emocionais e suscetíveis a muitos preconceitos que afetam sua tomada de decisão. Isso pode resultar em caros erros de cálculos no mundo tão arriscado da negociação cripto.

Uma estratégia de negociação com um bot pode ajudar a proteger um investidor de seu pior inimigo: si mesmo.

A negociação de cripto pode ser uma montanha-russa emocional, caracterizada por altas e baixas extremas (Imagem: Freekpik)

Gerar lucros

Diferente de ações, criptoativos não pagam dividendos. De uma perspectiva de investimento, criptoativos podem ser considerados como uma commodity.

Porém, em um mercado de baixa, não há motivo para manter uma commodity se não apresentar um rendimento além da apreciação de preço, que é improvável sob condições de baixa.

Bots de negociação podem fornecer a detentores cripto uma renda passiva ao alavancar seus criptoativos por meio de negociações.

Esse fluxo de renda não é tão seguro ou confiável quanto dividendos compostos, mas é uma das opções disponíveis a investidores cripto que desejam poupar ou manter (“hold”) seus ativos a longo prazo.

Se um investidor pode criar uma estratégia automática de negociação que possuem um bom desempenho em um período consistente, pode gerar um lucro passivo a longo prazo.

Plataformas de copy trading permitem que investidores sem experiência de negociação “copiem” os investimentos de negociadores profissionais ou copiem estratégias de negociação algorítmicas e pré-definidas executadas pelas plataformas.

mercado gráfico estatística alta baixa finanças
Usar uma estratégia de negociação algorítmica e comprovada pode resultar em melhores chances de sucesso (Imagem: Pixabay/PIX1861)

Vantagens de negociar no mercado cripto vs. ações

– Mercados cripto estão abertos 24 horas por dia;
– Poucas barreiras de acesso;
– Qualquer um pode entrar em uma corretora e começar a negociar;
– Você pode negociar com US$ 100 ou menos;
– Volatilidade significa que você pode ter lucros rápidos (ou perdas rápidas).

Geralmente, negociação é comparada a pôquer e, no pôquer, existe um conceito chamado “Seleção de Mesa”. Isso significa que um jogador pode escolher com quem desejam jogar.

Se o objetivo é gerar lucro, caso haja a oportunidade, um jogador racional de pôquer escolherá jogar em uma mesa de jogadores menos qualificados. Negociação nos mercados financeiros tradicionais é como sentar em uma mesa com profissionais.

É possível ganhar, mas você tem de ser o melhor do mundo. Porém, negociadores de criptoativos têm menos experiência. Existem alguns profissionais, mas a maioria são investidores de varejo.

Essa é uma outra forma de dizer que negociadores de cripto são menos sofisticados do que negociadores no mercado Forex. Essa verdade dolorosa, combinada com inúmeros fatores específicos dos mercados cripto, tem o potencial de dar uma vantagem a negociadores espertos.

Negociação nos mercados financeiros é comparado com o jogo de pôquer: é preciso ser o melhor para conseguir ganhar o jogo (Imagem: Freepik)

Combinando essa vantagem com uma estratégia de negociação algorítmica e comprovada, há melhores chances de sucesso. Geralmente, o mercado cripto é descrito como o “Velho Oeste” porque não é regulado.

Cada país e corretora possui requisitos diferentes e não existem regulações globais e padronizadas. Ainda não há um modelo comprovado para a avaliação confiável de criptoativos.

Essa incerteza regulatória, a possibilidade de manipulação de mercado e contínua descoberta de preço pode resultar na melhor amiga de um investidor: a volatilidade.

Quais são os riscos presentes em plataformas de bots de negociação?

Bots de negociação e estratégias algorítmicas de negociação são apenas ferramentas, então não há garantia de rentabilidade. Também existem inúmeros riscos associados a bots de negociação e plataformas automatizadas.

É importante entender que bots de negociação são geralmente indicados para investidores, e não investidores e alguns não são apropriados para novatos em cripto ou em investimento.

Alguns bots de negociação em cripto são criados para explorar negociadores não qualificados ao roubar dados pessoais e fundos (Imagem: Unsplash/@markusspiske)

Você é um investidor ou um negociador?

Se você é um investidor casual e pretende comprar e reter criptoativos, uma estratégia complexa com bot de negociação pode não ser adequada. Investidores sem experiência podem optar por “copiar” outros negociadores e usar estratégias algorítmicas existentes em uma plataforma de negociação.

Embora plataformas variem em complexidade, usuários com certa educação financeira, habilidades analíticas e conhecimento em negociação terão uma vantagem sobre aqueles que não têm.

Tome cuidado com fraudes e taxas ocultas

Mercados em ascensão, não regulamentados, bem como novas tecnologias, tendem a atrair maus agentes. Alguns bots de negociação em cripto são criados para explorar negociadores não qualificados ao roubar dados pessoais e fundos.

Faça sua pesquisa. Como? Pergunte a si mesmo quão confiável é a equipe que criou o bot ou a plataforma. Existe um perfil público? Uma equipe de suporte? Existe uma forma de entrar em contato? Existe uma comunidade de clientes satisfeitos? As taxas são explicadas claramente e são fáceis de entender? Existem muitos custos ocultos?

Um bot é apenas outra ferramenta no conjunto de ferramentas de negociação

Embora você possa configurar e esquecer grande parte dos bots de negociação de criptoativos, a melhor solução é uma combinação de negociação automática com supervisão humana contínua.

As condições do mercado cripto podem variar muito rápido, então é importante que negociadores certifiquem que estão constantemente ajustando os parâmetros de sua estratégia.

Existem aspectos desconhecidos

Toda negociação é arriscada e a volatilidade nos mercados cripto torna a negociação cripto na mais arriscada de todas.

Bots podem falhar, ter uma programação ruim e podem ser pegos desprevenidos por condições incomuns de mercado, como uma queda súbita ou um grande acontecimento. Espere pelo inesperado.

Parte 2

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 11/09/2020 - 9:10