Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

O que é negociação de API e como ela se aplica a cripto?

02/02/2020 - 11:00
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
interface de programação de aplicações tecnologia celular API integração facilidade
APIs são onipresentes no ecossistema financeiro atual e, ainda assim, a maioria das pessoas não sabem quando estão usando uma (Imagem: Freekpik)

Antes da internet, negociação financeira acontecia pelo telefone. Se você queria comprar ações, por exemplo, você teria que ligar para seu corretor para pedir para executar uma negociação em seu nome.

Na era pós-internet, a compra e venda de valores mobiliários financeiros é on-line e a aplicação da tecnologia avançou no processo de várias formas. Uma delas foi a criação e o uso de APIs de negociação.

O que é uma API?

A sigla em inglês para APIs significa interface de programação de aplicações. Uma API é um programa que permite que uma aplicação de software interaja com a outra.

Simplificando, uma API é um mensageiro que atende pedidos e comunica a um sistema o que você quer que ele faça e depois retorna a resposta do sistema para você.

Um exemplo de uso de API que muitas pessoas possam se familiarizar seria comprar uma passagem de avião em um site de comparação de preços de voos como Expedia.

Quando você tiver escolhido seu local de desembarque e cidade de destino, as datas que você deseja viajar e o número de passageiros, o site de comparação de preços pesquisa em todas as bases de dados aéreas disponíveis e te oferece as opções.

Isso é feito com a utilização APIs fornecidas por cada linha aérea.

O mesmo acontece quando você digita suas informações em um site de comparação de hotéis como Hotels Combined ou Trivago. A plataforma oferece informações de avaliações de cada base de dados de hotéis possível através de suas APIs respectivas.

rendimento gráfico alta investidor investimento moedas retorno
APIs são úteis para negociadores que executam modelos algorítmicos em seus sistemas de negociação (Imagem: Freekpik)

Como investidores usam APIs

Uma API de negociação, conforme sugere o nome, permite que você interaja com um sistema de negociação. Mais especificamente, permite que você a realize diretamente em uma corretora.

Isso é bem útil para negociadores que executam modelos algorítmicos em seus próprios sistemas de negociação e querem receber precificação em tempo real e conseguir realizar negociações — manual ou automaticamente por meio de um algoritmo — quando seu modelo gerar um sinal de negociação.

APIs de negociação são bem populares entre fundos de hedge e proprietários de empresas de negociação por conta de seu uso de programas de negociação algorítmica, mas até mesmo investidores privados podem fazer uso de APIs de negociação por corretoras on-line e, mais recentemente, por corretoras de criptoativos.

A maioria das corretoras de criptoativos, como a Bitfinex, Bittrex e Coinbase Pro, fornece APIs de negociação para sua base de clientes. Essas APIs possibilitam feeds de preço além de execução direta de negociação.

binance API manutenção de sistema
O incidente de negociação “irregular” da Binance foi atribuído ao uso indevido de API e trouxe um foco oportuno para essa tecnologia integral (Imagem: Facebook/Binance)

Incidente da Binance

APIs de negociação aparecem nas manchetes quando um incidente na Binance foi relacionado ao uso indevido do Binance API, que causou um volume exponencial e pressão de mercado para negociação Syscoin.

Houve um aumento nítido no preço do SYS e preços de ordem de compra/venda atingiram níveis impressionantes.

Binance comentou que para “proteger a segurança” de seus usuários de API, teve que realizar uma série de ações.

Houve uma restauração de negociações irregulares e a redução de todas as chaves de API existente — com um pedido para todos os usuários da Binance API refazerem suas chaves de API.

Além disso, Binance alertou que usuários de API deviam assegurar suas chaves de API no futuro e usar a funcionalidade de “whitelist” (serviços de boa reputação) de IP para assegurar que as chaves só são acessadas por usuários autorizados.

Binance forneceu um resumo do ocorrido em seu site de suporte.

bitcoin criptoativos rede tecnologia
Quanto mais investidores sofisticados entrarem nos mercados de criptoativos, mais o uso de APIs e negociação algorítmica vai aumentar (Imagem: Freekpik/macrovector)

APIs e negociação de cripto

Enquanto a perturbação da Binance API possa ter deixado mal vista a negociação de APIs de cripto, eles se tornaram uma parte integral do arsenal dos investidores profissionais de cripto e são um testamento para a evolução do ecossistema de negociação de criptoativos.

Quanto mais investidores sofisticados entrarem nos mercados de criptoativos, mais o uso de APIs e negociação algorítmica vai aumentar.

Esses programas de negociação, que buscam explorar oportunidades de arbitragem, por exemplo, vão ajudar a tornar o mercado cripto mais líquido e eficaz. O mercado cripto, por sua vez, poderia atrair mais investidores institucionais para essa nova classe de ativos.

Quanto mais o ecossistema de negociação criptoativos amadurecer, mais novatos entrarão no mercado. Atualmente, estamos indo em direção aos mercados de criptoativos se tornando parte dos mercados financeiros globais já existentes.

Quando as regulações de criptoativos estiverem em vigor nas principais economias mundiais, mais dinheiro institucional vai vir, e o desenvolvimento de APIs de negociação seguras e sofisticadas vão ter seu um papel pequeno, mas fundamental.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 28/01/2020 - 14:34