Empresas

Assaí (ASAI3) reduz pela metade projeção de novas lojas em 2025

17 out 2024, 18:12 - atualizado em 17 out 2024, 18:13
assaí day trade
A empresa destaca que as projeções estão sujeitas a revisões, conforme novas análises e cenários econômicos, e serão revisadas no mínimo anualmente.  (Imagem: Reprodução/ Youtube do Assaí)

O Assaí (ASAI3) anunciou nesta quinta-feira (17) uma revisão de suas projeções financeiras e de expansão para os anos de 2025 e 2026. Como parte de seu esforço para reduzir a alavancagem financeira, o Assaí optou por adiar alguns projetos de novas lojas previstos para o próximo ano.

Segundo a companhia, a decisão ocorre após a aprovação do planejamento estratégico para 2025 pelo Conselho de Administração, levando em consideração os recentes aumentos na taxa Selic e as mudanças nas expectativas da curva de juros, fatores que impactam diretamente o custo da dívida da companhia.

As novas expectativas para a expansão do Assaí incluem a abertura de cerca de 10 novas lojas em 2025, metade do número anteriormente planejado. Para 2026, o ritmo de expansão deverá voltar ao patamar anterior, com a previsão de aproximadamente 20 novas lojas. O investimento total previsto para 2025 está entre R$ 1,0 bilhão e R$ 1,2 bilhão, distribuído da seguinte forma:

  • R$ 650-750 milhões para a abertura de novas lojas;
  • R$ 250-300 milhões para manutenção e implementação de novos serviços nas lojas já existentes, como açougues, padarias e sistemas de self-checkout;
  • R$ 100-150 milhões destinados a infraestrutura, tecnologia e projetos de inovação.

Alavancagem do Assaí

O Assaí disse que a expectativa é de que a relação dívida líquida/Ebitda seja de aproximadamente 2,6 vezes até o final de 2025. A combinação do crescimento do Ebitda com a redução da dívida líquida, resultado da revisão dos investimentos, é apontada como fator essencial para atingir essa meta.

A empresa destaca que as projeções estão sujeitas a revisões, conforme novas análises e cenários econômicos, e serão revisadas no mínimo anualmente.

Desde 2021, a empresa inaugurou mais de 120 lojas, das quais 64 foram resultado de conversões de hipermercados. Esse movimento permitiu ao Assaí antecipar a expansão e entrar em regiões estratégicas do Brasil, anteriormente inacessíveis por meio de expansão orgânica. A companhia disse que pretende agora consolidar essa base e focar na sustentabilidade financeira.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar