BusinessTimes

Atividade empresarial da Zona do Euro encolhe com força em novembro

03 dez 2020, 7:51 - atualizado em 03 dez 2020, 7:51
Empresas
A economia do bloco vai contrair de novo neste trimestre, de acordo com pesquisa da Reuters (Imagem: REUTERS/Leonardo Benassatto)

A atividade empresarial da zona do euro contraiu com força no mês passado depois que governos em todo o bloco retomaram as medidas de lockdown para tentar conter uma segunda onda de infecções por coronavírus, mostrou nesta quinta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

A economia do bloco vai contrair de novo neste trimestre, de acordo com pesquisa da Reuters, mas com esperanças de uma vacina e de suporte adicional do Banco Central Europeu, as estimativas de crescimento trimestral para o próximo ano foram melhoradas.

O PMI Composto da IHS Markit despencou a 45,3 em novembro de 50,0 em outubro –a marca de 50 separa crescimento de contração. A leitura, entretanto, ficou acima da preliminar de 45,1.

“A economia da zona do euro caiu de novo em contração em novembro depois de os governos agirem para combater a Covid-19, com a atividade empresarial afetada de novo pelas novas restrições para combater a segunda onda de infecções”, disse Chris Williamson, economista-chefe da IHS Markit.

O PMI de serviços do bloco caiu a 41,7 de 46,9 em outubro, marcando o terceiro mês abaixo da marca de 50. Foi a leitura mais baixa desde maio, quando a primeira onda de coronavírus estava varrendo a Europa.

Com os locais de lazer e lojas forçados a fechar e com as pessoas encorajadas a permanecerem em casa, a demanda caiu. O índice de novos negócios de serviços recuou a 40,6 de 45,7.

Mas o otimismo sobre o ano à frente melhorou e o índice composto de produção futura saltou a 60,4 de 56,5.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.