Mercados

Petróleo fecha em alta nesta sexta-feira, mas recua 13% na semana

06 nov 2026, 17:12 - atualizado em 06 nov 2026, 17:13
petróleo, commodity, commodities, wti, brent
O sol se põe atrás de bombas de petróleo arredores de Vaudoy-en-Brie, perto de Paris, França, em 18 de março de 2026. REUTERS/Christian Hartmann

Os preços do petróleo fecharam a sessão desta sexta-feira (6) em alta, enquanto os investidores ponderam qual será o verdadeiro impacto da vitória dos democratas nas eleições de meio de mandato na guerra entre EUA e Israel contra o Irã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora seja esperado que a mudança no Congresso pressione o governo Trump a buscar uma solução diplomática, a perspectiva de um acordo de paz entre os países permanece distante em meio a ataques no Golfo Pérsico.

Negociado na Intercontinental Exchange de Londres (ICE), o petróleo Brent para janeiro fechou em alta de 0,03%, a US$ 98,32 o barril. O petróleo WTI para dezembro avançou 0,34%, a US$ 90,83 o barril, na Nymex.

O que mexeu com o petróleo hoje?

Os preços do petróleo passaram a última sessão desta semana oscilando entre altas e baixas. Embora tenham fechado no campo positivo, a commodity acumulou queda de 13%.

Isso porque os ataques contínuos a navios no Golfo Pérsico e o risco de uma nova escalada militar seguiram como ameaça às exportações de petróleo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O JP Morgan projeta que a oferta de petróleo tenha superado a demanda em 1,1 milhão de barris por dia (bpd) em setembro, com o excedente se ampliando para 1,4 milhão bpd em outubro. O banco estima ainda que a demanda caiu em 3,3 milhões bpd desde que o conflito do Irã começou no final de fevereiro.

Em meio às implicações da guerra, a França liberou 3,6 milhões de barris de diesel de suas reservas estratégicas, segundo a Reuters. O Brasil prorrogou a alíquota de 12% do Imposto de Exportação (IE) sobre óleo bruto de petróleo ou minerais betuminoso até 31 de dezembro. É uma medida para garantir o abastecimento interno.

*Com informações de Dow Jones Newswires.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estadão Conteúdo é uma agência de notícias que pertence ao grupo O Estado de S. Paulo e fornece notícias, análises, colunas e cotações, entre outros conteúdos, para veículos de imprensa de todo o Brasil.
Estadão Conteúdo é uma agência de notícias que pertence ao grupo O Estado de S. Paulo e fornece notícias, análises, colunas e cotações, entre outros conteúdos, para veículos de imprensa de todo o Brasil.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar