Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Banco central da Alemanha afirma que lançamento de euro digital é uma “decisão política”

20/10/2020 - 12:51
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Membro do comitê executivo do Bundesbank afirma que é preciso cooperação entre bancos centrais antes de apresentar um euro digital (Imagem: Unsplash/@ewankennedy19)

Durante uma palestra nesta terça-feira (20), um membro do comitê executivo do Bundesbank, o banco central da Alemanha, descreveu a possível apresentação de uma moeda digital emitida por banco central (CBDC, na sigla em inglês) centrada na Europa como uma “decisão política” em vez de uma decisão completamente técnica.

Os comentários de Burkhard Balz vêm após banqueiros centrais europeus se aproximarem um pouco mais do possível lançamento de um euro digital.

No início deste mês, o Banco Central Europeu (BCE) publicou um relatório sobre a iniciativa do euro digital, que enfatiza que acionistas precisam estar preparados para agir rapidamente caso a decisão de lançá-lo for tomada.

Balz repetiu essa opinião, afirmando aos participantes de uma conferência Europa-Ásia que “dado o acelerado ritmo do progresso tecnológico, poderemos atuar rapidamente e de forma segura quando for necessário para manter a confiança no euro a todo o momento”.

Porém, devido às particularidades de tal projeto — e as possíveis consequências para a estabilidade financeira, a saúde do sistema bancário e a própria natureza de como clientes irão pagar por bens e deter valor —, a criação de um euro digital apresentaria consequências políticas, segundo Balz.

“Apresentar uma CBDC é uma decisão política, e não técnica. Assim, uma análise e uma avaliação abrangente e conceitual de uma CBDC em relação a opções alternativas é necessária — principalmente em termos de cumprimento do nosso mandato, mas também em relação a seu impacto na sociedade com um todo”, disse ele.

Ele também manifestou seu apoio para a cooperação internacional entre bancos centrais, incluindo o tópico das stablecoins.

“Segundo, o fato de que muitos bancos centrais estão analisando esse tópico é um testemunho a favor do diálogo internacional e da estreita cooperação. Isso também é válido para obter um progresso rápido e significativo em pagamentos internacionais”, ele disse.

“Terceiro, acredito que seja do interesse da comunidade global de bancos centrais que novos acordos de pagamento, como stablecoins, com possível alcance global, só devem ser fornecidas se forem adequadamente regulamentadas e supervisionadas.”

G7 é contra o projeto Libra
até que seja “adequadamente” regulamentado

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 20/10/2020 - 12:53