Bitcoin (BTC)

Banco Central da Argentina emite proibição de compras de Bitcoin com cartão de crédito

04 nov 2019, 17:00 - atualizado em 04 nov 2019, 16:30
Argentina Moeda Peso
Para conter a crise cambial e da balança de pagamentos o BC argentino impôs mais regras para uso do cartão de crédito para compra de Bitcoins (Imagem: REUTERS/Agustin Marcarian)

O Banco Central da Argentina proibiu o uso de cartões de crédito para compra de Bitcoin e outros criptoativos. De acordo com uma reportagem do Valor, o Banco Central da Argentina (BCA) está proibindo os cidadãos de usarem cartões de crédito para comprar Bitcoin conforme publicado em sua instrução normativa. A decisão ocorre menos de uma semana depois que o banco central impôs um limite de US$ 200 nas compras em dólares. Conforme publicamos aqui.

O comunicado à imprensa dizia: “Aquisição de Bitcoin e criptomoedas: é proibido comprar BTC com este método de pagamento. A única alternativa restante para esse investimento é fazê-lo com fundos transferidos de uma conta bancária. ”O BCA diz que a proibição é fundamental para preservar as reservas cambiais no país.

O volume de Bitcoins negociados na Argentina via Localbitcoins no dia 26 foi da ordem 14.151.046 BTC, enquanto no Brasil no mesmo período foram negociados 1.103.571 BTC de acordo com dados compilados pela Coin.Dance. Leia mais aqui.

A crise cambial argentina e as instabilidades políticas têm levado esse aumento do interesse dos argentinos pelo Bitcoin afim de criarem uma reserva de valor e um colchão cambial caso o governo decida impedir remessas de dólares para o exterior.

Em 10/08 foram negociados 12.680.439 BTC resultado da insegurança que assombrou o país com o resultados das primárias em agosto.

 

Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.