Banco central da Rússia visa apresentar protótipo de seu rublo digital ainda este ano

12/03/2021 - 8:10
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
O rublo digital será uma alternativa, e não uma substituição aos métodos tradicionais de pagamento no país (Imagem: Pixabay/furud)

O Banco da Rússia (CBR), o banco central do país, planeja lançar um versão protótipo de uma plataforma para seu rublo digital até o fim de 2021, segundo um funcionário de alto nível do banco.

Prime, site russo de notícias, citou o vice-presidente Alexey Zabotkin, noticiando que o protótipo iria anteceder testes adicionais em 2022 após uma apresentação pública. Um outro artigo da CoinDesk confirmou que o banco central planeja tornar público o rublo digital.

Essas iniciativas acrescentam um certo grau de segurança ao que Elvira Nabiullina, presidente do Banco Central da Rússia, indicou ser apenas algo hipotético em outubro de 2020. Até esta semana, o banco central não havia confirmado que iria avançar com um protótipo de criptomoeda.

Anteriormente, Nabiullina havia dito que a moeda digital emitida por banco central (CBDC) iria atuar como uma “terceira forma de dinheiro” e não substituir outros tipos de pagamento, o dinheiro físico.

Em vez disso, apenas permitirá que usuários tenham outra escolha de pagamento. Ela também acrescentou que, embora a CBDC não permita anonimidade como o dinheiro físico, “a confidencialidade será fortalecida” para os que usarem a criptomoeda.

Embora Zabotkin esteja esperançoso de que a infraestrutura de CBDC do banco será apresentada até o fim de 2021, ele acrescentou que usuários não poderão transacionar com dinheiro real durante esses testes iniciais.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 12/03/2021 - 8:10

Pela Web