Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Banco Central da Rússia poderá testar rublo digital até o fim de 2021

23/10/2020 - 14:49
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Se uma decisão for tomada, o banco central poderá testar uma criptomoeda com “um número limitado de usuários”, explicou a presidente do banco central do país (Imagem: Pixabay/Paolinio)

Elvira Nabiullina, presidente do Banco Central da Rússia (CBR), afirma que um projeto-piloto de uma criptomoeda pode ser lançado até o fim de 2021.

Segundo a agência russa de notícias TASS, Nabiullina disse, durante uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (23), o banco central está coletando feedback público se deve emitir um rublo digital.

Se uma decisão for tomada, o banco central poderá testar uma criptomoeda com “um número limitado de usuários”, explicou ela.

“Consideramos que esse tipo de teste possa ser viável até o fim do ano que vem”, disse ela, acrescentando que o projeto do rublo digital é “promissor” para a economia.

Nabiullina também destacou que se o rublo russo for emitido, não irá substituir opções de pagamentos digitais. Será uma “terceira forma de dinheiro” e cidadãos e empresas estarão livres para escolher o que for mais conveniente para eles”, disse ela.

Um dos principais desafios do projeto do rublo digital é garantir uma “confidencialidade máxima”, afirmou ela, explicando que a criptomoeda não será anônima como o dinheiro em espécie, mas a “confidencialidade será reforçada”.

A consultoria pública sobre um possível lançamento do rublo digital está disponível até o dia 31 de dezembro.

Rússia propõe ferramenta nacional
para o rastreamento de criptoativos

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 23/10/2020 - 14:49