Banco Central da Tailândia quer testar criptomoeda para o varejo em 2022

02/04/2021 - 11:08
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
O banco central acredita que “criptomoedas terão um papel maior no futuro ambiente financeiro da Tailândia” e quer estar preparado para essa inovação (Imagem: Bank of Thailand)

O Banco da Tailândia (BoT) irá testar uma criptomoeda para o varejo no segundo trimestre do próximo ano, segundo a governadora assistente Vachira Arromdee.

Arromde afirmou que a moeda digital para o varejo pode ser implementada integralmente nos próximos três a cinco anos, segundo um artigo da Reuters desta sexta-feira (2). “Não irá afetar o sistema financeiro tailandês”, garantiu ela.

O Banco da Tailândia busca por feedback público sobre o desenvolvimento e a emissão de uma moeda digital emitida por banco central (CBDC) até 15 de junho. Para esse fim, o banco central publicou um documento de 59 páginas, apresentando sua abordagem ao considerar uma CBDC ao varejo.

“Acreditamos que uma CBDC do varejo forneceria uma opção valiosa para que cidadãos se beneficiem de uma moeda digital que seja acessível, confiável e segura”, afirmou o banco.

“Também pavimentaria o caminho para uma estrutura segura de pagamentos, criando um alicerce para a interoperabilidade e colaboração com o setor privado para direcionar a inovação financeira.”

Porém, a iniciativa planejada possui seus riscos e desafios. Além disso, a exploração de uma CBDC “deve levar em consideração implicações políticas, decisões de design e medidas de mitigação de risco”, afirmou o banco.

O Banco da Tailândia também esteve envolvido em uma criptomoeda para o atacado por meio do Projeto Inthanon, que apenas foca em pagamentos interbancários.

O projeto está em andamento desde 2018 e ainda está na etapa de prova de conceito. As considerações técnicas, regulatórias, operacionais e legais da CBDC do atacado ainda serão exploradas pelo projeto.

Enquanto isso, o Banco da Tailândia expandiu sua atenção para uma CBDC de varejo para o público geral por antecipação de que “criptomoedas terão um papel maior no futuro ambiente financeiro da Tailândia”.

“Uma CBDC de varejo poderia atuar como um meio confiável e seguro de pagamentos, acessível por famílias e empresas tailandesas parecidas, existindo junto com dinheiro físico e outros instrumentos de pagamento”, afirmou o banco central.

“Como uma infraestrutura confiável de pagamentos, poderia proteger a estabilidade do sistema tailandês financeiro e monetário no novo ambiente financeiro.”

Confira, abaixo, o documento “O caminho à frente para uma moeda digital de banco central para o varejo na Tailândia”:

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 02/04/2021 - 11:08

Pela Web