Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Banco Central da Turquia antecipa reunião e corta juros em um 1 ponto percentual

17/03/2020 - 9:14
BC Turquia
A principal medida de inflação da Turquia subiu acima de 12% (Imagem: Reuters/Umit Bektas)

O banco central da Turquia cortou sua principal taxa de juros em 1 ponto percentual nesta terça-feira em uma reunião de política monetária mais cedo do que o planejado, e adotou medidas para sustentar os mercados financeiros para compensar o impacto negativo do coronavírus.

Em seu sétimo corte de juros consecutivo em um agressivo ciclo de afrouxamento para impulsionar o crescimento econômico, o banco cortou sua taxa de recompra de uma semana para 9,75% de 10,75%.

O comitê de política monetária do banco central disse que, apesar da recente queda na lira turca, o intenso recuo nos preços de commodities aliado à desaceleração econômica ajudará a reduzir a inflação do país mais do que o esperado.

A principal medida de inflação da Turquia subiu acima de 12%.

“Para conter os efeitos negativos da pandemia de coronavírus sobre a economia turca, é de crucial importância garantir o funcionamento saudável dos mercados financeiros, o canal de crédito e os fluxos de dinheiro das empresas”, disse o banco.

O banco ainda apresentou medidas, incluindo a provisão de liquidez em lira com juros 150 pontos básicos abaixo da taxa de recompra de uma semana, através de leilões de recompra com vencimento de até 91 dias.

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 17/03/2020 - 9:14

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web