Criptomoedas

Banco Central do Canadá está considerando lançar sua própria moeda digital

18 out 2019, 9:00 - atualizado em 17 out 2019, 13:42
O Banco Central canadense pretende lançar sua própria criptomoeda para fazer frente às ameaças que a Libra do Facebook e outras criptomoedas representam à estabilidade monetária (Imagem: Facebook)

O Banco Central do Canadá está considerando lançar sua própria moeda digital. De acordo com uma apresentação interna vista pelo Financial Post, a moeda digital, um CDBC, seria desenhada para combater a ameaça que as criptomoedas em geral representam contra o sistema financeiro e monetário, além de coletar mais informações sobre os hábitos de consumo das pessoas.

Intitulada “Dinheiro do banco central: a próxima geração”, de acordo com a apresentação, a moeda estaria amplamente disponível. Inicialmente coexistiria com o papel-moeda, e em algum momento do futuro substituindo-o completamente.

Reguladores globais e banqueiros centrais – incluindo representantes do Canadá – estão reunidos esta semana em Washington, DC, nas reuniões conjuntas anuais do Banco Mundial / Fundo Monetário Internacional, que incluem uma sessão sobre Big Tech e o futuro das finanças, leia mais aqui.

A China está nas etapas finais do lançamento de sua própria moeda digital, – leia mais aqui – e a Libra, a moeda digital do Facebook, que andou perdendo os principais financiadores e enfrentando o escrutínio de reguladores em todo o mundo, incluindo o Banco do Canadá. Leia mais sobre as desistências no Projeto Libra aqui.

Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Leandro França de Mello é editor chefe do portal Cryptowatch. Escritor, palestrante, cientista de dados e empreendedor serial.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.