Banco da Inglaterra diz que regulamentar cripto é “urgente” para estabilidade financeira

13/10/2021 - 16:21
Traduzido e editado por Vitória Martini
Banco da Inglaterra
Jon Cunliffe, vice-diretor de estabilidade financeira do Banco da Inglaterra, falou sobre os riscos que cripto impõe ao sistema financeiro (Imagem: Reuters/Toby Melville/File Photo)

O estreitamento de laços entre os mercados de finanças tradicionais e o de criptomoedas significa que reguladoras em todo o mundo não conseguem parar de falar sobre cripto.

Hoje (13), Jon Cunliffe, vice-diretor de estabilidade financeira do Banco da Inglaterra, falou sobre os riscos que cripto impõe ao sistema financeiro, especialmente stablecoins, finanças descentralizadas (DeFi, na sigla em inglês) e negociação de derivativos de ativos digitais sem reserva. 

Embora Cunliffe tenha apontado repetidamente que mercados de criptomoedas permanecem pequenos, ele também destacou que os riscos que eles representam dependem do “nível de interconexão entre cripto e o setor financeiro convencional”. Esse nível de interconexão tem aumentado.

De acordo com o vice-diretor, o ritmo da regulamentação não está acompanhando o mercado cripto, especialmente no que diz respeito à proporção dos desenvolvimentos da indústria cripto. Agilizar a regulamentação, disse ele, precisa ser algo tido como uma questão de urgência.

Cunliffe explicou:

Atualmente, os riscos à estabilidade financeira estão relativamente limitados, mas eles podem crescer rapidamente, se, como eu espero, essa área continuar a se desenvolver e expandir com certo ritmo.

O tamanho que esses riscos podem tomar dependerá da natureza e da velocidade de resposta pelas autoridades de regulamentação e supervisão.

O Banco da Inglaterra tem se envolvido com regulamentação cripto há algum tempo, especialmente em sua responsabilidade enquanto autoridade monetária, além de estar desenvolvendo uma libra digital.

Juntamente com Katharine Braddick, do Tesouro Britânico, Cunliffe lidera uma força-tarefa conjunta das duas reguladoras britânicas com foco em moedas digitais.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Martini - 13/10/2021 - 16:23

Cotações Crypto
Pela Web