CryptoTimes

Banco do Japão cria comitê para compartilhar detalhes sobre criptomoeda nacional

The Block
29 mar 2021, 7:59 - atualizado em 29 mar 2021, 7:59
Assim como o Fed, o banco central do Japão quer estar pronto para lançar uma CBDC se for necessário (Imagem: Freepik/www.slonpics.com)

Na última sexta-feira (26), o Banco do Japão (BOJ) afirmou ter criado um “comitê de colaboração” que pretende fornecer suporte a suas iniciativas em testar uma moeda digital de banco central (CBDC) nas próximas semanas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Funcionários do banco central japonês afirmaram este mês que seus experimentos começariam no segundo trimestre. O propósito do comitê é atuar como um ponto de conexão entre o banco central e o banco privado.

Em carta datada de 26 de março, o BOJ apresentou sua lógica para criar o comitê:

Embora o Banco não tenha planos de emitir uma moeda digital de banco central (CBDC), do ponto de vista para garantir a estabilidade e eficiência dos sistemas de pagamento e liquidação como um todo, o Banco irá se preparar cuidadosamente, incluindo a implementação de experimentos, para responder a mudanças em circunstâncias de forma adequada.

Ao longo da experimentação de uma CBDC, o Banco considera importante aplicar o conhecimento de diversos acionistas, como o setor privado, especialistas e autoridades públicas relevantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De certa forma, essa afirmação reflete declarações do Federal Reserve dos EUA, que também está se preparando para compartilhar detalhes de seus testes com CBDCs ao público. O Fed disse que se fosse produzir uma CBDC, o envolvimento com o setor privado seria fundamental para seu sucesso.

Membros do setor privado no grupo do BOJ incluem diversas associações bancárias, de pagamentos e fintechs, segundo o documento.

Reuniões serão realizadas virtualmente e “irão ocorrer conforme o necessário, dependendo do progresso da PoC [prova de conceito]”, em que detalhes serão publicados em consulta com membros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

theblock@moneytimes.com.br