Banco estatal VTB e fintech executam primeira transação de ativos digitais da Rússia

29/06/2022 - 15:18
Rússia
A Lighthouse e o principal banco da Rússia, Sberbank, são as outras únicas instituições com tal licença (Imagem: Pixabay/Peggy_Marco)

Uma subsidiária do banco estatal russo VTB e a fintech Lighthouse executaram a primeira transação de ativos financeiros digitais lastreados em dinheiro da Rússia, disse o banco nesta quarta-feira.

Em fevereiro, a plataforma blockchain Atomyze Russia foi legalmente autorizada a transacionar ativos digitais em um país cujo banco central há muito expressa ceticismo em relação às criptomoedas, citando preocupações com a estabilidade financeira e defendendo uma proibição completa de negociação.

A Lighthouse e o principal banco da Rússia, Sberbank, são as outras únicas instituições com tal licença.

O VTB disse que a transação foi semelhante à emissão de títulos comerciais de curto prazo. Nesse caso, a dívida (debt pool) do emissor, a empresa de engenharia Metrowagonmash, foi tokenizada na plataforma da Lighthouse e comprada pelo VTB Factoring, uma subsidiária do VTB.

“Dessa forma, foi feita a primeira emissão e colocação de ativos financeiros digitais garantidos por dinheiro”, disse o VTB.

Dez mil tokens foram emitidos ao preço de 500 rublos (9,87 dólares) por ativo digital, mostraram os documentos de emissão.

“A nova tecnologia de financiamento da dívida comercial facilita significativamente o acesso ao capital para as empresas russas”, disse o presidente-executivo do VTB Factoring, Anton Musatov.

Os parlamentares russos aprovaram na terça-feira um projeto de lei que potencialmente isentaria os emissores de ativos digitais e criptomoedas do imposto sobre valor agregado.

Última atualização por Rafael Borges - 29/06/2022 - 15:18

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto