Internacional

BC britânico eleva juros para conter inflação crescente

03 fev 2022, 9:22 - atualizado em 03 fev 2022, 9:22
A maioria do Comitê de Política Monetária britânico votou por um aumento de 0,25 ponto percentual (Imagem: Reuters/Hannah McKay/File Photo)

O banco central britânico elevou os juros para 0,5% nesta quinta-feira, e quase metade das autoridades queria um aumento ainda maior para conter as pressões desenfreadas sobre os preços, com a instituição alertando que a inflação chegará em breve a mais de 7%.

Em uma decisão surpreendentemente dividida, quatro dos nove membros do Comitê de Política Monetária britânico queriam elevar os juros em meio ponto percentual, para 0,75%, no que teria sido a maior alta desde que o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) se tornou operacionalmente independente, há 25 anos.

A maioria, incluindo o presidente Andrew Bailey, votou por um aumento de 0,25 ponto percentual.

O BoE disse que a inflação de preços ao consumidor – que ficou em 5,4% em dezembro – agora deve atingir um pico em torno de 7,25% em abril, que seria a taxa mais alta desde uma recessão no início dos anos 1990 e bem longe de sua meta de 2%.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.