CryptoTimes

BCE alerta sobre “riscos à estabilidade” se BCs não lançarem suas moedas digitais

03 jun 2021, 10:54 - atualizado em 03 jun 2021, 10:54
Logo do BCE em Frankfurt
De acordo com o banco central, outros países devem emitir suas moedas digitais para que não haja problemas em seus respectivos sistemas de pagamentos (Imagem: REUTERS/Ralph Orlowski)

Nessa quarta-feira (2), o Banco Central Europeu (BCE) publicou um relatório sobre o papel internacional do euro digital, focando na importância das moedas digitais de banco central (CBDCs, na sigla em inglês) para a futura solidez financeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os autores da seção sobre CBDCs no relatório são os economistas Massimo Ferrari e o economista internacional Arnaud Mehl, ambos filiados ao BCE.

Afirmaram que “deve-se prestar atenção aos riscos à estabilidade que podem surgir se um banco central não oferecer uma moeda digital”, acrescentando que “a emissão de uma CBDC deve ajudar a manter a autonomia de sistemas nacionais de pagamento e o uso internacional de uma moeda no mundo digital”.

O BCE e, especialmente, sua presidente Christine Lagarde, foram receptivos à ideia de um euro digital como um complemento ao dinheiro físico — mesmo se for oposto ao bitcoin e a outros criptoativos, como stablecoins.

Os comentários prévios de Lagarde em relação ao euro digital foram vagos e desinteressados, moldados pela necessidade de realizar mais pesquisas e testes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora o BCE ainda esteja decidindo a infraestrutura por trás do euro digital, esses comentários do relatório do BCE parecem ser os mais positivos e otimistas sobre os amplos benefícios da implementação de uma CBDC até hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?

Receba a newsletter semanal do Crypto Times com as notícias mais quentes deste mercado

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar