Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Bitcoin é “altamente especulativo” e precisa ser regulado, afirma Christine Lagarde

13/01/2021 - 8:57
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Cristine Lagarde.
A presidente do BCE ainda apresenta uma postura totalmente contra o bitcoin; euro digital ainda poderá levar anos para ser lançado (Imagem: REUTERS/Vincent Kessler)

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), disse que o bitcoin é “altamente especulativo” e precisa ser regulamentado.

Nessa segunda-feira (11), em participação à conferência Reuters Next, Lagarde disse que o bitcoin realizou “alguns truques e algumas atividades de lavagem de dinheiro interessantes e totalmente repreensíveis”.

“Devem haver regulamentações e isso tem de ser implementado e concordado” a nível global, declarou Lagarde.

“Se existe uma escapatória, essa escapatória será usada”, afirmou ela.

“Então, eu acho que a cooperação global e ação multilateral são absolutamente necessárias, seja por iniciativa do G7, migrada para o G20 e, em seguida, ampliada. O FAFT [Grupo de Ação Financeira Internacional] é obviamente uma organização que expandiu nesse quesito”.

CBDCs

Lagarde também falou sobre moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs) na conferência. Ela disse que o BCE acabou de concluir uma consulta pública sobre o euro digital e recebeu o “mais elevado nível de respostas” na consulta.

“Nada menos que oito mil pessoas se cadastraram e responderam a muitas perguntas do questionário em relação a um euro digital”, disse Lagarde.

“Então, estamos avançando. Não estamos fazendo imposições porque é uma área com a qual precisamos ser muito cuidadosos e onde precisamos ter um sistema que seja seguro, que responda às demandas europeias.”

Lagarde não forneceu um cronograma específico para o lançamento de um euro digital, mas disse que “levará um bom tempo para garantir que tenhamos algo que seja seguro”.

“É muito difícil de afirmar, porque as coisas no mundo das fintechs evoluem super-rápido, então precisamos não apenas estar alertas, mas avançar de forma segura”, disse ela, acrescentando que espera que a criptomoeda não leve mais do que cinco anos.

A presidente reiterou que o euro digital não irá eliminar os papéis-moeda.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 13/01/2021 - 9:01