BCE alerta sobre “riscos à estabilidade” se BCs não lançarem suas moedas digitais

03/06/2021 - 10:54
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Logo do BCE em Frankfurt
De acordo com o banco central, outros países devem emitir suas moedas digitais para que não haja problemas em seus respectivos sistemas de pagamentos (Imagem: REUTERS/Ralph Orlowski)

Nessa quarta-feira (2), o Banco Central Europeu (BCE) publicou um relatório sobre o papel internacional do euro digital, focando na importância das moedas digitais de banco central (CBDCs, na sigla em inglês) para a futura solidez financeira.

Os autores da seção sobre CBDCs no relatório são os economistas Massimo Ferrari e o economista internacional Arnaud Mehl, ambos filiados ao BCE.

Afirmaram que “deve-se prestar atenção aos riscos à estabilidade que podem surgir se um banco central não oferecer uma moeda digital”, acrescentando que “a emissão de uma CBDC deve ajudar a manter a autonomia de sistemas nacionais de pagamento e o uso internacional de uma moeda no mundo digital”.

O BCE e, especialmente, sua presidente Christine Lagarde, foram receptivos à ideia de um euro digital como um complemento ao dinheiro físico — mesmo se for oposto ao bitcoin e a outros criptoativos, como stablecoins.

Os comentários prévios de Lagarde em relação ao euro digital foram vagos e desinteressados, moldados pela necessidade de realizar mais pesquisas e testes.

Embora o BCE ainda esteja decidindo a infraestrutura por trás do euro digital, esses comentários do relatório do BCE parecem ser os mais positivos e otimistas sobre os amplos benefícios da implementação de uma CBDC até hoje.

Gostou desta notícia? Baixe o nosso app para ler, em apenas um clique, esta e mais de 150 matérias diárias.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 03/06/2021 - 10:54

Pela Web