Mercados

BCE libera US$ 112 bi para aumentar crédito em meio à pandemia

16 mar 2020, 9:56 - atualizado em 16 mar 2020, 9:56
BCE Zona do Euro
Governos de todo o mundo correm para fornecer estímulo e garantir que bancos continuem a oferecer crédito (Imagem: Reuters/Ralph Orlowski)

O Banco Central Europeu liberou cerca de 100 bilhões de euros (US$ 112 bilhões) em capital para os bancos com o objetivo de manter o fluxo de crédito em meio à propagação do coronavírus, segundo um órgão regulador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O dinheiro vai estar disponível para empréstimo depois que o BCE der permissão para que os bancos operem com reservas de capital mais baixas e usem dívida subordinada para ajudar a atender às suas necessidades individuais, disse o presidente da Autoridade Bancária Europeia, José Manuel Campa, à TV Bloomberg.

“Os bancos estão bem capitalizados e operacionalmente prontos para enfrentar a situação”, disse Campa em entrevista na segunda-feira.

Campa disse que o número tem como base o anúncio do BCE na quinta-feira, bem como “a gama de estimativas de analistas”. A quantidade total de capital que os bancos podem acessar é, na verdade, maior porque as instituições também poderão entrar em seu chamado colchão de conservação de capital.

Governos de todo o mundo correm para fornecer estímulo e garantir que bancos continuem a oferecer crédito, pois a propagação do vírus causa estragos nas economias e ameaça aumentar os empréstimos de risco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os reguladores europeus liberam os bancos para colocar grande parte de seu colchão financeiro em funcionamento e também flexibilizam outros requisitos.

“Estamos prontos para fazer o que for necessário à medida que a situação evolui, mas a mensagem principal, nesta fase, é que os bancos devem se concentrar nas capacidades operacionais e garantir que abordem essa situação tão difícil”, disse Campa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar