Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

BCE vai reformular carteira de dívida corporativa para favorecer empresas mais verdes

04/07/2022 - 8:49
BCE
O BCE, entretanto, não excluirá nenhuma empresa de sua carteira de investimentos, na esperança de dar um incentivo aos grandes poluidores (Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

O Banco Central Europeu planeja renovar gradualmente sua carteira de dívida corporativa de 344 bilhões de euros para favorecer empresas mais verdes, disse o banco nesta segunda-feira, dando mais um passo no alinhamento da política monetária com as metas da mudança climática.

O BCE já disse que a luta contra a mudança climática é crucial para manter a estabilidade financeira e seu braço de supervisão bancária tem pressionado os maiores credores do bloco para melhorar a gestão de risco e a divulgação.

Em um de seus maiores movimentos até agora, o BCE disse que, a partir de outubro, destinará os reinvestimentos da dívida corporativa para empresas com menores emissões de gases de efeito estufa, metas mais ambiciosas de redução de carbono e melhores divulgações relacionadas ao clima.

“O eurosistema irá gradualmente descarbonizar seus títulos corporativos e isto será feito destinando os resgates, que se espera que ultrapassem em média 30 bilhões de euros anuais nos próximos anos”, disse Isabel Schnabel, membro do Conselho do BCE

O BCE comprou dívida corporativa durante grande parte da última década como parte de sua política monetária ultrafrouxa e, embora novas compras já tenham terminado, o dinheiro dos títulos vencidos será reinvestido no mercado indefinidamente.

O BCE, entretanto, não excluirá nenhuma empresa de sua carteira de investimentos, na esperança de dar um incentivo aos grandes poluidores.

“As empresas que hoje são as menos verdes terão que fazer a maior parte da transição, portanto, dissemos que excluí-las completamente não é a abordagem correta”, disse Schnabel, chefe das operações de mercado do BCE. “Queremos dar a todas essas empresas um incentivo para se tornarem mais verdes.”

Ao tomar decisões reais de investimento, o BCE analisará o desempenho das empresas no passado, suas metas de redução de carbono planejadas e os dados divulgados publicamente.

O BCE somente confiará nas informações disponíveis ao público e não divulgará quais as carteiras que cortou ou aumentou.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Última atualização por Vitória Pitanga - 04/07/2022 - 8:49

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto