Empresas

Berkshire Hathaway (BERK34) vende 1,3 milhão de ações da BYD

17 jun 2024, 14:47 - atualizado em 17 jun 2024, 14:47
byd berkshire hathaway
Berkshire Hathaway (BERK34) reduz novamente sua participação na BYD (Imagem: REUTERS/Claudia Greco/Arquivo)

A Berkshire Hathaway (BERK34) reduziu sua participação na BYD, fabricante chinesa de veículos elétricos. A empresa de Warren Buffett vendeu 1,3 milhão de ações da companhia listadas em Hong Kong por US$ 39,8 milhões.

A venda reduziu a participação da Berkshire nas ações H emitidas pela BYD de 7,02% para 6,90%, segundo o último documento da Bolsa de Valores Shenzhen. Desde o pico nas ações da montadora, em 2022, os papéis têm caído cerca de 30%.

Essa não é a primeira vez que a Berkshire faz reduções da montadora. Em 2022, a empresa vendeu os papéis da BYD, época que os preços das ações aumentaram 20 vezes.

Os investimentos da Berkshire na BYD começaram em 2008, pagando US$ 230 milhões por cerca de 225 milhões de ações, o que equivalia a uma participação de 10%.

Falecido vice-presidente da Berkshire Hathaway, Charlie Munger, que teve a ideia do investimento na empresa, chegou a dizer que “nunca ajudou a fazer nada na Berkshire que fosse tão bom quanto a BYD”.

O ajuste no portfólio da empresa ocorre em meio a um período de maior cautela referente ao mercado dos veículos elétricos. Atualmente, o interesse pelos carros elétricos vem caindo nos Estados Unidos, gerando problemas para montadoras.

As altas taxas de juros para conter a inflação têm afetado o sentimento do consumidor e levado a uma desaceleração na demanda por veículos elétricos. Em geral, esses veículos são mais caros, o que está fazendo com que o setor corte empregos e reduza a produção.

Além disso, várias montadoras, incluindo a líder de mercado de veículos elétricos Tesla (TSLA), decidiram recuar nos investimentos, com algumas alterando os planos para se concentrar em híbridos em vez de carros totalmente elétricos.

*Com informações da Reuters

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.