Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Biden obtém vitória legislativa após Câmara aprovar pacote de alívio de US$ 1,9 trilhão

27/02/2021 - 12:22
Congresso EUA
Os democratas, que controlam a Câmara, aprovaram a medida por uma votação majoritariamente partidária de 219 a 212 e a enviaram ao Senado (Imagem: REUTERS/Erin Scott)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, obteve sua primeira vitória legislativa quando a Câmara dos Deputados aprovou, no começo deste sábado, o pacote de ajuda contra o coronavírus proposto por ele, no valor de 1,9 trilhão de dólares, embora os democratas enfrentem desafios em suas esperanças de recorrer ao projeto para aumentar o salário mínimo.

Os democratas, que controlam a Câmara, aprovaram a medida por uma votação majoritariamente partidária de 219 a 212 e a enviaram ao Senado, onde planejaram uma manobra legislativa para permitir que a aprovem sem o apoio dos republicanos.

O plano de resgate bancaria vacinas e suprimentos médicos e disponibilizaria uma nova rodada de ajuda financeira de emergência para famílias, pequenas empresas e governos estaduais e locais.

Os itens mais caros do projeto de lei incluem pagamentos diretos de 1.400 dólares a indivíduos, um seguro-desemprego federal de 400 dólares por semana até 29 de agosto e ajuda para aqueles em dificuldade para pagar aluguéis e hipotecas durante a pandemia.

Os democratas disseram que o pacote é necessário para combater uma pandemia que matou mais de 500 mil norte-americanos e deixou milhões desempregados.

“O povo norte-americano precisa saber que seu governo está ao seu lado”, disse a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, em debate no plenário da Câmara.

Os republicanos, que apoiaram amplamente os gastos anteriores contra a Covid-19, disseram que grande parte do pacote atual não era necessário, destacando elementos como um metrô perto do distrito de San Francisco, representado por Pelosi. Apenas 9% do total iria diretamente para o combate ao vírus, disseram.

Nancy Pelosi
“O povo norte-americano precisa saber que seu governo está ao seu lado”, disse a presidente da Câmara, Nancy Pelosi (Imagem: Câmara via REUTERS)

“Isso simplesmente joga dinheiro fora sem responsabilidade”, disse o líder republicano da Câmara, Kevin McCarthy.

A votação na Câmara foi um primeiro teste bem-sucedido para os democratas, que detêm uma maioria estreita de 221 a 211 na Câmara.

Progressistas e moderados no partido, que muitas vezes estão em desacordo, enfrentarão batalhas mais difíceis pela frente nas iniciativas de imigração e mudança climática que Biden deseja promover.

O presidente concentrou suas primeiras semanas no cargo em lidar com a maior crise de saúde pública dos Estados Unidos em um século, que mudou muitos aspectos da vida norte-americana.

Os democratas pretendem que o projeto de lei seja sancionado por Biden antes de meados de março, quando o aumento do seguro-desemprego e alguns outros tipos de ajuda expirarão.

O texto agora segue para o Senado, onde a vice-presidente, a democrata Kamala Harris, pode ter de votar pelo desempate em uma Casa onde os republicanos controlam 50 cadeiras e os democratas e seus aliados controlam as outras 50.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 27/02/2021 - 12:22