Black Friday

Black Friday: Americanas (AMER3) promete até 80% de desconto e aposta em programa de fidelidade

05 nov 2025, 9:25 - atualizado em 04 nov 2025, 16:36
Black Friday Americanas
Black Friday Americanas

A Americanas (AMER3) entrou de vez na corrida pela Black Friday 2025. Assim como outras gigantes do varejoMagazine Luiza (MGLU3), Amazon (AMZO3), Shopee e Casas Bahia (BHIA3) —, a empresa antecipou suas promoções, mas aposta em um diferencial: descontos de até 80%, parcelamento em até 24 vezes sem juros e um novo programa de fidelidade que transforma cada compra em pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente

A campanha, que vai de 3 de novembro a 4 de dezembro, marca o primeiro grande teste da empresa em sua nova fase de crescimento, após um período de reestruturação.

“Este é o nosso primeiro grande evento dentro da nova fase de crescimento, com uma estratégia centrada no consumidor, que vai encontrar uma jornada de compra mais fluida, completa e descomplicada”, afirma Luiz Tavares, vice-presidente de Operações da Americanas.

Uma Black Friday que dura um mês

A campanha tem formato diferente do tradicional. Além das “Black Cestas” — ações diárias com promoções relâmpago —, a Americanas preparou quatro sextas-feiras de grandes descontos, com até 80% de abatimento em produtos de categorias como tecnologia, eletroportáteis, brinquedos, vestuário, papelaria e itens para casa.

americanas
(Imagem: Money Times/ Renan Dantas)

A varejista também ampliou o parcelamento, que agora pode ser feito em até 24x sem juros no cartão Cliente a., além de expandir o serviço de retirada em loja e o frete rápido, que passou a cobrir um raio de 10 km a partir das unidades físicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

IA e logística reforçada para a temporada

Para dar conta do volume esperado de vendas, a Americanas reforçou estoques e contratou cerca de 5 mil temporários para atuar nos centros de distribuição e lojas físicas em todo o país.

Nos bastidores, a operação ganhou reforço de inteligência artificial (IA) para otimizar a gestão de estoques e de sistemas de roteirização inteligente para reduzir atrasos e custos logísticos. O investimento resultou em um crescimento de 115% da frota e em um aumento de 60% na frequência de expedições — medidas que buscam evitar gargalos típicos do período.

A empresa também ampliou sua rede de entregadores e prevê um crescimento de até 200% na comunicação em tempo real entre lojas e entregas — especialmente em ações como o “Comprou, Chegou”, que promete entregas no mesmo dia nas principais capitais.

Novo programa de fidelidade: Cliente a.

Um dos destaques da temporada é o lançamento do programa de fidelidade Cliente a., desenvolvido em parceria com a Dotz. O sistema converte cada item da cesta de compras em pontos, permitindo ao consumidor acumular recompensas personalizadas conforme o perfil e a frequência de compra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os pontos podem ser acumulados de quatro formas principais:

  • Missões personalizadas, com benefícios exclusivos acessados pelo aplicativo;

  • Pontuação por produto: 1 ponto por item em compras acima de R$ 25 (limitado a 20 pontos);

  • Bônus de recorrência: 100 pontos extras na segunda compra do mês, a partir de R$ 50;

  • Ofertas especiais de pontos, como “Compre escova secadora e ganhe 10 pontos”, a serem implementadas futuramente.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Cliente a. está disponível em todas as lojas físicas e no aplicativo da marca, oferecendo 20 pontos de boas-vindas para novos cadastros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista com especialização em Gestão de Mídias Digitais. Atua como repórter nos portais de notícias Money Times e Seu Dinheiro.
isabelle.miranda@seudinheiro.com
Linkedin
Jornalista com especialização em Gestão de Mídias Digitais. Atua como repórter nos portais de notícias Money Times e Seu Dinheiro.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar