Black Friday

Black Friday: Americanas (AMER3) promete até 80% de desconto e aposta em programa de fidelidade

05 nov 2025, 9:25 - atualizado em 04 nov 2025, 16:36
Black Friday Americanas
Black Friday Americanas

A Americanas (AMER3) entrou de vez na corrida pela Black Friday 2025. Assim como outras gigantes do varejoMagazine Luiza (MGLU3), Amazon (AMZO3), Shopee e Casas Bahia (BHIA3) —, a empresa antecipou suas promoções, mas aposta em um diferencial: descontos de até 80%, parcelamento em até 24 vezes sem juros e um novo programa de fidelidade que transforma cada compra em pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente

A campanha, que vai de 3 de novembro a 4 de dezembro, marca o primeiro grande teste da empresa em sua nova fase de crescimento, após um período de reestruturação.

“Este é o nosso primeiro grande evento dentro da nova fase de crescimento, com uma estratégia centrada no consumidor, que vai encontrar uma jornada de compra mais fluida, completa e descomplicada”, afirma Luiz Tavares, vice-presidente de Operações da Americanas.

Uma Black Friday que dura um mês

A campanha tem formato diferente do tradicional. Além das “Black Cestas” — ações diárias com promoções relâmpago —, a Americanas preparou quatro sextas-feiras de grandes descontos, com até 80% de abatimento em produtos de categorias como tecnologia, eletroportáteis, brinquedos, vestuário, papelaria e itens para casa.

americanas
(Imagem: Money Times/ Renan Dantas)

A varejista também ampliou o parcelamento, que agora pode ser feito em até 24x sem juros no cartão Cliente a., além de expandir o serviço de retirada em loja e o frete rápido, que passou a cobrir um raio de 10 km a partir das unidades físicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

IA e logística reforçada para a temporada

Para dar conta do volume esperado de vendas, a Americanas reforçou estoques e contratou cerca de 5 mil temporários para atuar nos centros de distribuição e lojas físicas em todo o país.

Nos bastidores, a operação ganhou reforço de inteligência artificial (IA) para otimizar a gestão de estoques e de sistemas de roteirização inteligente para reduzir atrasos e custos logísticos. O investimento resultou em um crescimento de 115% da frota e em um aumento de 60% na frequência de expedições — medidas que buscam evitar gargalos típicos do período.

A empresa também ampliou sua rede de entregadores e prevê um crescimento de até 200% na comunicação em tempo real entre lojas e entregas — especialmente em ações como o “Comprou, Chegou”, que promete entregas no mesmo dia nas principais capitais.

Novo programa de fidelidade: Cliente a.

Um dos destaques da temporada é o lançamento do programa de fidelidade Cliente a., desenvolvido em parceria com a Dotz. O sistema converte cada item da cesta de compras em pontos, permitindo ao consumidor acumular recompensas personalizadas conforme o perfil e a frequência de compra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os pontos podem ser acumulados de quatro formas principais:

  • Missões personalizadas, com benefícios exclusivos acessados pelo aplicativo;

  • Pontuação por produto: 1 ponto por item em compras acima de R$ 25 (limitado a 20 pontos);

  • Bônus de recorrência: 100 pontos extras na segunda compra do mês, a partir de R$ 50;

  • Ofertas especiais de pontos, como “Compre escova secadora e ganhe 10 pontos”, a serem implementadas futuramente.

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Cliente a. está disponível em todas as lojas físicas e no aplicativo da marca, oferecendo 20 pontos de boas-vindas para novos cadastros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista com pós-graduação em Literatura, Artes e Filosofia. Atua como repórter nos portais de notícias Money Times e Seu Dinheiro, onde também já trabalhou como Analista de SEO.
Linkedin
Jornalista com pós-graduação em Literatura, Artes e Filosofia. Atua como repórter nos portais de notícias Money Times e Seu Dinheiro, onde também já trabalhou como Analista de SEO.
Linkedin
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar