Black Friday

Black Friday: Calorão aquece um dos maiores eventos do varejo, mostram dados do Google

23 nov 2023, 17:53 - atualizado em 23 nov 2023, 17:53
Black Friday
Busca por ar-condicionado, ventiladores e semelhantes é destaque nesta Black Friday (Imagem: Pexels/Canva Pro)

As temperaturas extremas vistas no Brasil nas últimas semanas aqueceram as buscas por produtos que não chamavam tanta atenção dos consumidores em anos anteriores da Black Friday, um dos maiores eventos do varejo.

Dados do Google mostram que produtos como ar-condicionado, ventilador e climatizador, por exemplo, ficaram entre os dez termos mais clicados todos os dias desta semana no Google Shopping, ganhando holofotes.

Conforme os dados apresentados pela gigante de tecnologia, a busca por um refresco para as altas temperaturas englobam outras categorias. Em itens para Pets, o tapete gelado foi o termo mais clicado ao longo desta
semana, e cresceu 25% de terça para quarta-feira.

Para este ano, o Google compartilhou insights (percepções) que apontam o comportamento do consumidor como mais otimista, reunindo um cenário mais positivo, recuperação das buscas e intenção de compra mais aquecida para este ano.

O cenário mais positivo se deve, conforme apresentado pela companhia, a um bolso menos apertado do consumidor em relação a 2022. Neste sentido, as buscas por Black Friday cresceram 114% no terceiro trimestre deste ano, batendo recorde para o período que antecede a data.

“Neste ano, o contexto de altas temperaturas acelerou o interesse pelos produtos da categoria de Ar e Ventilação, abrindo mais uma oportunidade para os varejistas”, explica Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o varejo do Google Brasil.

  • Federalização da Copasa e Cemig: Qual o impacto da mudança para as empresas? Saiba o que fazer com as ações no Giro do Mercado desta quinta-feira (23), é só clicar aqui

Categorias mais buscadas na Black Friday 2023

Conforme os dados apresentados pelo Google, a procura por eletrodomésticos, eletroportáteis e telefonia começam a aumentar no Google no Brasil.

Nesta quarta-feira (22), a maioria dos produtos mais clicados no Google Shopping foram dessas categorias. O iPhone 13 e 14 foram os dois termos que geraram mais cliques na plataforma, enquanto as buscas pelo modelo Galaxy S23 da Samsung cresceram mais de 300% em 24 horas.

O Google destacou ainda o crescimento de interesse no período pela Air Fryer, com aumento de 76% nos cliques, sendo também o 3º termo mais clicado no Google Shopping.

Apesar disso, a diversificação foi apontada como um destaque neste ano, com produtos novos dando as caras entre os mais buscados para compra na data. Dessa forma, categorias menos tradicionais, que já vinham crescendo ao longo do ano, estão acelerando na semana da Black Friday.

A exemplo distro, na categoria de perfumaria e cosméticos, que já registra volume de busca 13% maior neste ano, comparado a 2022, os cliques em niacinamida mais que dobraram (+112%) em 24 horas. Destaque ainda para os
suplementos, com aumento de buscas de 24% em relação ao ano passado.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.